Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P087

Área Técnica

Prevenção de Cegueira

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Autores

  • RITA DE CASSIA IETTO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Ana Claudia Fernandes (Interesse Comercial: NÃO)

Título

REABILITAÇAO E TECNOLOGIA ASSISTIVA: PERCEPÇOES DE PROFISSIONAIS DA REABILITAÇAO VISUAL - INTERIOR DE SAO PAULO/2018.

Objetivo

Verificar conhecimento, conduta e percepção de profissionais do serviço especializado e de reabilitação de referência de um município do interior de São Paulo, em relação ao acesso e ao processo de reabilitação, além do uso dos recursos de Tecnologia Assistiva.

Método

Trata-se de um estudo qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada junto a profissionais que atuam na reabilitação de pessoas com deficiência visual. Os instrumentos foram testados previamente. Foi realizada análise de conteúdo dos dados. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob nº CAAE 46001215.7.0000.5404. Os participantes assinaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Resultado

Participaram da pesquisa 10 profissionais (Fonoaudiólogo (1), Assistente Social (1), Fisioterapeuta (1), Professor de Braille (1), Professor de Orientação e Mobilidade (1), Professor de Informática (1), Psicólogo(2), Terapeuta Ocupacional com especialização em Atividade de Vida Diária (1) e Terapeuta Ocupacional com Especialidade em Estimulação Precoce (1)) com média de idade de 41,9 anos e tempo de trabalho institucional com média de 6 anos. Os profissionais referem que o trabalho da reabilitação é essencial, pois viabilizam a autonomia e independência, favorecendo a reinserção da pessoa com deficiência visual na comunidade. Verificou-se que os profissionais utilizam os recursos de Tecnologia Assistiva em seu atendimento, porém relatam que os usuários encontram dificuldades na aquisição do recurso.

Conclusão

Os resultados encontrados possibilitaram verificar o conhecimento, a conduta e as percepções dos profissionais em relação ao trabalho da reabilitação e permitiram conhecer as facilidades e dificuldades encontradas no acesso à Tecnologia Assistiva.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil