Código
P037
Área Técnica
Educação Médica
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
- Secundaria: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Autores
- ESTEFANI DOS SANTOS CUNHA (Interesse Comercial: NÃO)
- Pedro Kern Menna Barreto (Interesse Comercial: NÃO)
- Euripedes Carvalho Neto (Interesse Comercial: NÃO)
- Roberta Kern Menna Barreto (Interesse Comercial: NÃO)
- Rosana Bruno (Interesse Comercial: NÃO)
- Felipe Marquezi Valença (Interesse Comercial: NÃO)
- Ricardo Morschbacher (Interesse Comercial: NÃO)
- Camilla Machado Valle Pereira (Interesse Comercial: NÃO)
- Pedro Gabriel Bueno (Interesse Comercial: NÃO)
- Manuel Augusto Pereira Vilela (Interesse Comercial: NÃO)
Título
FUNDO DE OLHO COM CELULAR E EDUCAÇAO MEDICA
Objetivo
No hospital Santa Casa Porto Alegre foi identificado que muitos pacientes da internação e dos ambulatórios gerais necessitavam de exame ocular, mas a demanda não era suprida. Nosso objetivo foi criar um método para realização do exame e coleta de imagens pelos alunos da universidade para uma avaliação à distância pelos professores de oftalmologia. Além disso, criar discussões dos casos e disponibilizar o material em site.
Método
Desde 2016, professores da nefrologia neurologia e endocrinologia solicitam avaliação oftalmológica a um grupo de alunos da graduação previamente treinados pelo professor de oftalmologia. Eles coletam a anamnese, filmam reflexos pupilares e realizam fotos de fundo de olho com auxílio de uma lente 20 dioptrias e o smartphone. O material é enviado ao professor e este os retorna com o diagnóstico e conduta.
Resultado
Avaliados (fevereiro/2016 -fevereiro/2018) 140 pacientes, 90 homens (64%) e 50 mulheres (35%). 82 pacientes (58,57%) apresentaram alterações, sendo retinopatia-diabética (42%), retinopatiahipertensiva (35%), toxoplasmose (6 %) e neurite óptica (3%) os diagnósticos mais prevalentes. Na emergência, houve um diagnóstico de isquemia retiniana, o que ajudou para o diagnóstico final e manejo precoce de Mucormicose-Rino-orbitária, que é predominantemente fatal, e nesse caso, resultou em terapia bem-sucedida. Houve 12 aulas para discussões com 157 alunos presentes. O site recebeu 1113 acessos e o instagram 220 seguidores.
Conclusão
As imagens coletadas foram de boa qualidade. Este método trouxe vantagens aos pacientes e ao serviço de saúde, por apresentar custo reduzido, se comparado a outros equipamentos. A telemedicina pode ajudar na triagem de uma série de doenças, promover a saúde de populações desassistidas e diminuir a fila de dos atendimentos. Ademais, iniciativas como esta auxiliam na educação dos futuros médicos e estimula para que estes implementem o exame ocular como rotina, independente da área que escolherem