Sessão de Relato de Caso


Código

RC260

Área Técnica

Trauma

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: HOSPITAL REGIONAL DE PRESIDENTE PRUDENTE

Autores

  • THAMYRES VARGAS DE LIMA MAGOSSO (Interesse Comercial: NÃO)
  • FERNANDA ATOUI FARIA (Interesse Comercial: NÃO)
  • GUILHERME ZAITUNE DE PAULA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

AUTO-ENUCLEAÇAO: RELATO DE CASO

Objetivo

Familiarizar os oftalmologistas com essa condição incomum e grave de pacientes com transtornos psiquiátricos automutilatórios.

Relato do Caso

R.S., 45 anos, foi encaminhado ao Hospital Regional de Presidente Prudente com história de auto-mutilação de hemiface esquerda e auto-enucleação do olho esquerdo com alicate. Na primeira avaliação, paciente informou que não se lembrava do ocorrido e negava dor. O acompanhante informou que o mesmo havia sido submetido a transplante do córnea, há 2 meses, devido a úlcera corneana infectada. Negaram uso de medicações de uso contínuo e distúrbios psiquiátricos previamente diagnosticados.Ao exame, apresentava, em hemiface esquerda, extensa lesão malar atravessando o sulco nasogeniano e órbita, ausência do globo ocular e pálpebra inferior, presença do coto do nervo oftálmico (NCII) com tecido uveal ( sem sangramento ativo). Foram solicitadas avaliações da cirurgia plástica e da psiquiatria. Paciente foi encaminhado ao centro cirúrgico. A oftalmologia, realizou a limpeza da cavidade orbitária, retirada do tecido uveal remanescente e sutura do coto do NCII. A cirurgia plástica, realizou o fechamento da região malar. Após avaliação psiquiátrica, o paciente foi diagnosticado com esquizofrenia e mantido internado para tratamento.

Conclusão

A auto-enucleação é uma condição incomum e grave de pacientes com transtornos psiquiátricos automutilatórios. Há uma estimativa de 1 caso para cada 30.000.000 pessoas por ano. Apresenta descrições antigas, como na obra “Edipo rei” e na Bíblia Sagrada. Em 1984, Krauss et al. selecionou 50 casos sobre o tema e avaliou o pico de incidência na terceira e quarta décadas, com incidência de 1:1 nos sexos. No caso em estudo, o paciente se enquadra nas características epidemiológicas e clínicas avaliadas por este autor, mas não apresentou uma motivação religiosa como fator precipitante e nem histórico de internação prévia por distúrbio psiquiátrico, como a maioria.Embora a maioria dos oftalmologistas não presencie esse fenômeno durante suas carreiras, é importante estarem familiarizados.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil