Sessão de Relato de Caso


Código

RC160

Área Técnica

Plástica Ocular

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Fundação Leiria de Andrade

Autores

  • NATALIA MARTINS DA SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
  • YURI RIBEIRO CARNEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
  • REBECA ALECRIM BESSA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

SCHWANNOMA DE PALPEBRA EM CRIANÇA DE 12 ANOS: RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar um caso raro do Schwannoma de pálpebra e ainda ressaltar a importância da ressecção cirúrgica com a integridade da cápsula.

Relato do Caso

A Paciente F.I.S de 12 anos de idade, estudante, procedente de Fortaleza-CE referiu que há 8 meses apresentou tumoração em região palpebral com aumento de volume progressivo evoluindo com diplopia. Paciente sem antecedentes de trauma ou história familiar de patologias oculares. Ao exame físico, evidenciou-se tumoração palpebral em olho esquerdo ocasionando evidente distopia. Movimentos oculares preservados, e biomicroscopia óptica evidenciando acuidade visual preservada (A/V) 20/20. Tomografia computadorizada de órbita evidenciou formação expansiva de 3,5 x 2,4 x 2,0 cm no aspecto medial da órbita esquerda, extra-conal, de forma oval, limites bem definidos, com estruturas vasculares em permeio. Desloca lateralmente o músculo reto medial e bulbo ocular. Foi realizada exérese cirúrgica da tumoração com cápsula íntegra e o anatomopatológico evidenciou neoplasia mesenquimal fusocelular de baixo grau. À imuno-histoquímica o tecido foi positivo para a proteína S100, consistente para diagnóstico de Schwannoma.

Conclusão

Conforme o descrito, podemos concluir que o Schwannoma de pálpebra é um tumor raro, com poucos casos relatados no mundo. É benigno e o tratamento cirúrgico com retirada da cápsula íntegra é a melhor abordagem terapêutica, pois a excisão incompleta está relacionada com recorrência e comportamento mais agressivo do tumor. Manifesta-se clinicamente como uma massa sólida, indolor, de crescimento lento que pode ser feito diagnóstico diferencial com calázio e cisto de inclusão. Para o diagnóstico preciso é necessário o exame anatomopatológico e imuno-histoquímica.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil