Sessão de Relato de Caso


Código

RC274

Área Técnica

Uveites / AIDS

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)

Autores

  • ANDREY BATISTA DA SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
  • CECILIA MENELAU CAVALCANTI (Interesse Comercial: NÃO)
  • LUISA DUTRA DE MEDEIROS (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ESCLERITE NECROTIZANTE POR PSEUDOMONAS AERUGINOSA: RELATO DE CASO.

Objetivo

Relatar o caso de uma paciente com quadro ocular de esclerite necrotizante secundária à infecção por pseudômonas, condição clínica rara e potencialmente grave.

Relato do Caso

Paciente do sexo feminino, 80 anos, admitida na Fundação Altino Ventura (FAV) com dor, hiperemia e prurido no olho esquerdo (OE), há um mês. À biomicroscopia anterior: conjuntiva hiperemiada em ambos os olhos (AO), porém, no OE, via-se área de melting escleral em região nasal, nodulação amarelada, avascular, nasal inferior medindo 1,8x 1,8mm e outra lesão nodular eritematosa nasal superior, injeção ciliar, além de reação de câmara anterior 2+/4+. À fundoscopia não apresentava alterações, exceto por escavação papilar de 0,7 em AO. Tonometria normal em AO. Com passado de cirurgia para exérese de pterígio e catarata em AO, considerou-se a hipótese de esclerite necrotizante por uso de mitomicina, sendo iniciado moxifloxacino colírio. Ao exame: aumento das lesões nasal inferior: 1,0x 4,5mm e a superior: 3,1x 3,6mm. Foi realizada coleta de material para cultura, modificada a terapia para colírios de ceftazidima e vancomicina e iniciado ciprofloxacino oral pela possibilidade de esclerite infecciosa. A cultura foi positiva para P. aeruginosa sensível a ciprofloxacino, foi mantido o antibiótico oral e modificado o colírio para ciprofloxacino, com melhora gradual das lesões. No entanto, após 60 dias, a paciente apresentava-se taquidispnéica, sudoreica, desorientada, as lesões esclerais voltaram a aumentar e uma nova área de melting foi vista inferiormente, sendo então internada em serviço de alta complexidade e iniciado ceftazidima venoso e ciprofloxacino pomada. Paciente segue em acompanhamento ambulatorial, última consulta em 20/60 com lesões cicatrizadas.

Conclusão

A Esclerite Necrotizante é uma doença potencialmente grave, com complicações oculares e sistêmicas importantes, exigindo do oftamologista anamnese ampla e multidisciplinar para diagnóstico e tratamento precoces. A coleta de material para análise é importante pois agentes bacterianos e fúngicos podem causar esta condição.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil