Código
P031
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Clínica Oftalmológica do Hospital Geral de Fortaleza
Autores
- HEGEL BESSA JORGE (Interesse Comercial: NÃO)
- Marcio Vasconcelos dos Santos (Interesse Comercial: NÃO)
- Dácio Carvalho Costa (Interesse Comercial: NÃO)
Título
USO DE TACROLIMO 0,03% COMO AGENTE IMUNOSSUPRESSOR EM PACIENTES SUBMETIDOS A CERATOPLASTIA PENETRANTE
Objetivo
Realizar estudo comparativo entre o acetato de prednisolona 1% com e sem a incorporação de tacrolimo 0,03% no tratamento de pacientes submetidos a transplantes penetrantes de córnea (TPCs), utilizando como ferramenta parâmetros clínicos indicativos de complicações do transplante (rejeição ao enxerto, aumento da pressão intraocular, catarata, e uso de medicação anti-hipertensiva ocular) e medida da acuidade visual.
Método
Estudo tipo caso-controle, no qual 7 olhos foram alocados no grupo controle e 5 olhos no grupo teste. Pacientes do grupo controle foram tratados somente com corticosteroides, enquanto aqueles do grupo teste receberam corticosteroide durante os primeiros dois meses e tacrolimo 0,03% exclusivo nos quatro meses subsequentes. Os pacientes foram acompanhados durante 6 meses, sendo avaliados acuidade visual, biomicroscopia e medida da pressão intraocular.
Resultado
O uso do tacrolimo 0,03% não apresentou diferenças estatisticamente significativas quando comparado ao grupo controle em relação a pressão intraocular, uso adicional de medicação anti-hipertensiva ocular e catarata. O grupo teste apresentou significativa melhora da acuidade visual na avaliação final do TCP (p = 0,0393).
Conclusão
A melhora da acuidade visual dos pacientes usuários de tacrolimo 0,03% pode ter se dado pelo não uso de corticosteroides, sendo difícil de concluir se o tacrolimo 0,03% é o único responsável pela melhora desse aspecto clínico.