Código
P001
Área Técnica
Banco de Olhos
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Clínica Oftalmológica do Hospital Geral de Fortaleza
- Secundaria: Instituto Cearense de Oftalmologia
Autores
- CAROLINA LYRA BARREIRA CARNEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
- BÁRBARA DE ARAÚJO LIMA DUTRA (Interesse Comercial: NÃO)
- GIULIANO VERAS PINTO PIRES (Interesse Comercial: NÃO)
- ANA CAROLINE DE FREITAS MACHADO (Interesse Comercial: NÃO)
- MARIANA STUDART MENDONÇA GOMES (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ANALISE DAS PATOLOGIAS PRESENTES EM PACIENTES SUBMETIDOS A TRANSPLANTE DE CORNEA EM UM BANCO DE OLHOS DO CEARA
Objetivo
Descrever as etiologias associadas aos transplantes de córnea realizados através do Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) no período de janeiro de 2017 a janeiro de 2018.
Método
Estudo retrospectivo, descritivo e quantitativo, no qual foram analisadas as fichas dos receptores de córneas do Banco de Olhos do HGF no período de janeiro de 2017 a janeiro de 2018.
Resultado
A análise de 524 fichas de receptores de córneas demonstrou que, do total de transplantes realizados no Ceará, por intermédio deste Banco de Olhos, 17,9% é consequência de ceratopatia bolhosa, correspondendo à principal etiologia associada. Distrofia de Fuchs foi responsável por 51 casos (9,7% do total). Já o ceratocone constituiu 9,7% dos casos. Oitenta e dois transplantes foram realizados por falência corneana (15,6%). Não foi possível avaliar etiologia das córneas que foram para outros estados, permanecendo 150 casos (28,6%) sem diagnóstico. Entre as outras etiologias foram encontradas leucoma (4,19%), degeneração corneana (2,4%), queimadura (0,95%), ceratite intersticial (0,76%), úlcera de córnea (0,38%), causas congênitas, olho perfurado e afinamento escleral com o mesmo número de casos (0,19%).
Conclusão
O estado do Ceará zerou a fila de espera de transplantes de córnea, com um número crescente de cirurgias realizadas e fornecendo um número importante de córneas para outros estados. Nesse estudo, a principal etiologia relacionada foi a ceratopatia bolhosa. Deve-se considerar a importância do estudo da etiologia, pois grande parcela das causas encontradas pode ter o curso da história clínica e prognóstico modificados, evitando assim o transplante de córnea. O Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza é o principal banco de olhos do estado do Ceará, concentrando o maior número de procedimentos realizados, o que ratifica a relevância dos dados encontrados.