Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P042

Área Técnica

Epidemiologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto Cearense de Oftalmologia

Autores

  • BARBARA DE ARAUJO LIMA DUTRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • João Crispim Moraes Lima Ribeiro (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ANALISE EPIDEMIOLOGICA DO TRATAMENTO CLINICO PARA GLAUCOMA NO BRASIL ENTRE 2012 E 2017

Objetivo

Avaliar o perfil epidemiológico do tratamento clínico para glaucoma fornecido pelo sistema público de saúde no Brasil, Sistema Único de Saúde (SUS), entre janeiro de 2012 e dezembro de 2017.

Método

Estudo quantitativo e descritivo, com utilização de dados disponíveis na base do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS). As variáveis foram: tratamento monocular ou binocular com drogas de primeira, segunda e terceira linha; tratamento monocular ou binocular com associação de duas drogas e três drogas de diferentes linhas. A partir dessas, analisou-se diferenças regionais e suas possíveis implicações.

Resultado

Durante o período analisado, a prevalência do tratamento clínico para o glaucoma triplicou de acordo com o registro do SIA/SUS, passando de 467.106 em 2012 para 1.425.432 em 2017. Dos tratamentos clínicos registrados, 1.354.160 são binoculares, totalizando 95%. O Nordeste brasileiro possui a maior prevalência de tratamento binocular para glaucoma (897.019 casos, cerca de 65%) e a terapêutica mais comum é a associação de duas drogas de diferentes linhas (33% de todos os tratamentos da região). Na região Sudeste, encontra-se a maior concentração de tratamento monocular registrada (53% dos casos), sendo a terapia predominante a associação de três drogas de diferentes linhas. A região Centro Oeste possui o menor número de tratamento para glaucoma independente da variável (menos de 6% do total dos casos). As demais regiões brasileiras, Norte e Sul, possuem maior prevalência de tratamento binocular, constituindo respectivamente 98% e 89% dos tratamentos destas regiões.

Conclusão

O glaucoma, segundo a Organização Mundial de Saúde, é uma das principais causas de cegueira independente da população avaliada. No Brasil, o maior número de tratamento fornecido pelo sistema público de saúde encontra-se nas regiões Nordeste e Sudeste. Dada alta prevalência nacional e o potencial de morbidade dessa patologia, é necessário intensificar os programas que visam diagnóstico precoce e tratamento adequado para que haja menos desfechos negativos.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil