Código
P096
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Estadual de Santa Cruz
Autores
- MIRTHZ LEMOS DE JESUS (Interesse Comercial: NÃO)
- Marcelle Sanjuan Ganem Prado (Interesse Comercial: NÃO)
- Jadson Nascimento (Interesse Comercial: NÃO)
- Thaline Cunha de Goes (Interesse Comercial: NÃO)
- Carla Martins Kaneto (Interesse Comercial: NÃO)
Título
EXPRESSAO DOS MICRORNAS MIR-320A E MIR-328-3P E A IDENTIFICAÇAO DO GENE ARPP19 COMO POTENCIAL ALVO NA PATOGENESE DA RETINOPATIA DIABETICA
Objetivo
Avaliar a expressão dos MiR-320a e MiR328-3p em amostras de sangue de pacientes com Retinopatia Diabética (RD) em comparação com indivíduos controle e identificar genes alvo potencialmente relacionados a patogênese da RD.
Método
Foram analisadas amostras de sangue periférico 170 indivíduos, 60 amostras de pacientes sem o diagnóstico de DM e sem RD , 48 de pacientes diabéticos sem RD e 62 pacientes diabéticos com diagnóstico de RD. O RNA foi extraído do soro e a expressão dos miR 320a e miR 328-3p foi avaliada pelo método de qPCR. Foi realizada a análise de predição gênica por meio dos bancos de dados online miRDB e TargetScan. Utilizou-se o programa computacional Cytoscape, para geração de desenho gráfico no qual foram identificados potenciais genes alvo comuns aos microRNAs cuja expressão foi avaliada.
Resultado
O miR 328-3p apresentou expressão três vezes mais elevada nos pacientes com RD em comparação aos demais grupos. A expressão do MiR 320a apresentou expressão três vezes maior no grupo de diabéticos com RD quando comparada ao grupo controle e duas vezes quando comparado ao grupo de diabético sem RD. Com os programas para predição gênica, identificou-se o gene ARPP19 como potencial alvo aos dois microRNAs.
Conclusão
O ARPP19 codifica um inibidor da proteína fosfatase que inibe especificamente a proteína fosfatase 2a (MOCHIDA et al., 2010); encaixa e estabiliza a região 3' não traduzida do RNA mensageiro para a proteína associada ao crescimento 43 (GAP-43), ocasionando seu aumento geral (IRWIN et al., 2002). A GAP-43 é essencial para a orientação axônica, à plasticidade sináptica, à regeneração de neurossensores (MOSEVITSKY, 2005), e plasticidade induzida pelo fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) após lesões excitotóxicas do cérebro perinatal de ratos (HALDIPUR et al., 2014). A expressão diminuída de ARPP19, sugerida pela elevada expressão dos miR 320a e miR-328-3p observada em nossos resultados, poderia resultar na alteração da orientação e regeneração neuroaxônica característica nos pacientes com RD.