Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P096

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Estadual de Santa Cruz

Autores

  • MIRTHZ LEMOS DE JESUS (Interesse Comercial: NÃO)
  • Marcelle Sanjuan Ganem Prado (Interesse Comercial: NÃO)
  • Jadson Nascimento (Interesse Comercial: NÃO)
  • Thaline Cunha de Goes (Interesse Comercial: NÃO)
  • Carla Martins Kaneto (Interesse Comercial: NÃO)

Título

EXPRESSAO DOS MICRORNAS MIR-320A E MIR-328-3P E A IDENTIFICAÇAO DO GENE ARPP19 COMO POTENCIAL ALVO NA PATOGENESE DA RETINOPATIA DIABETICA

Objetivo

Avaliar a expressão dos MiR-320a e MiR328-3p em amostras de sangue de pacientes com Retinopatia Diabética (RD) em comparação com indivíduos controle e identificar genes alvo potencialmente relacionados a patogênese da RD.

Método

Foram analisadas amostras de sangue periférico 170 indivíduos, 60 amostras de pacientes sem o diagnóstico de DM e sem RD , 48 de pacientes diabéticos sem RD e 62 pacientes diabéticos com diagnóstico de RD. O RNA foi extraído do soro e a expressão dos miR 320a e miR 328-3p foi avaliada pelo método de qPCR. Foi realizada a análise de predição gênica por meio dos bancos de dados online miRDB e TargetScan. Utilizou-se o programa computacional Cytoscape, para geração de desenho gráfico no qual foram identificados potenciais genes alvo comuns aos microRNAs cuja expressão foi avaliada.

Resultado

O miR 328-3p apresentou expressão três vezes mais elevada nos pacientes com RD em comparação aos demais grupos. A expressão do MiR 320a apresentou expressão três vezes maior no grupo de diabéticos com RD quando comparada ao grupo controle e duas vezes quando comparado ao grupo de diabético sem RD. Com os programas para predição gênica, identificou-se o gene ARPP19 como potencial alvo aos dois microRNAs.

Conclusão

O ARPP19 codifica um inibidor da proteína fosfatase que inibe especificamente a proteína fosfatase 2a (MOCHIDA et al., 2010); encaixa e estabiliza a região 3' não traduzida do RNA mensageiro para a proteína associada ao crescimento 43 (GAP-43), ocasionando seu aumento geral (IRWIN et al., 2002). A GAP-43 é essencial para a orientação axônica, à plasticidade sináptica, à regeneração de neurossensores (MOSEVITSKY, 2005), e plasticidade induzida pelo fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) após lesões excitotóxicas do cérebro perinatal de ratos (HALDIPUR et al., 2014). A expressão diminuída de ARPP19, sugerida pela elevada expressão dos miR 320a e miR-328-3p observada em nossos resultados, poderia resultar na alteração da orientação e regeneração neuroaxônica característica nos pacientes com RD.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil