Código
P081
Área Técnica
Pesquisa Básica
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICORDIA DE SAO PAULO
Autores
- OBIDULHO SAKASSEGAWA NAVES (Interesse Comercial: NÃO)
- ALBERTO HIROSHI SUMITOMO (Interesse Comercial: NÃO)
- DANIEL BRAGA MASSAROLLO (Interesse Comercial: NÃO)
- ALESSANDRA NAVARINI (Interesse Comercial: NÃO)
- LYCIA MIMICA (Interesse Comercial: NÃO)
- RODRIGO ALTENFELDER SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
- IVAN CORSO TEIXEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- RICHARD YUDI HIDA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ANALISE ANTIMICROBIANA IN VITRO DE CALDO LIQUIDO BACTERIANO SUBMETIDO A TRANSFERENCIA DE OZONIO ATRAVES DE DIFUSOR DE BOLHAS
Objetivo
Analisar a atividade antimicrobiana in vitro do ozônio em caldo líquido bacteriano.
Método
Foram selecionadas cinco bactérias relacionadas à infecção ocular: Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosas, Corynebacterium sp e Streptococcus pneumoniae. Cada bactéria foi inoculada no respectivo caldo até uma escala de 0,5 McFarland (1,5 x 108 UFC/ml) ser obtida. A transferência do ozônio, através da técnica de difusão de bolhas, foi executada usando um gerador do ozônio (OzoneLab OL80 desktop linha 90 ° painel série, Canadá) e um aerador de 2 µm. A concentração do aparelho foi determinada por um quadro fornecido pelo fabricante. Cada bactéria foi testada para duas concentrações diferentes: 8 μg/ml (grupo 1) e 10 μg/ml (grupo 2). Todas as amostras foram submetidas a 4 minutos de borbulhamento em ambas as concentrações. Em seguida, 5 ml de cada solução foram transferidos para uma câmara fechada contendo 30ml de caldo enriquecido (sistema Hemobac TRIFASICO pediátrica, Probac, São Paulo, Brasil). Os frascos foram incubados a 36°C durante 5 dias, e as leituras foram realizadas a cada 24 horas. Foi realizado um controle positivo utilizando amostras que não foram submetidas à transferência de ozônio.
Resultado
Para a concentração de ozônio de 10 μg/ml, não foi observado nenhum crescimento bacteriano, com exceção do Streptococcus pneumoniae. Para a concentração de ozônio de 8 μg/ml, o crescimento bacteriano foi observado em todos os microrganismos estudados.
Conclusão
A transferência de ozônio, através da técnica de difusão de bolhas, numa concentração de 10 μg/ml demonstrou uma importante atividade antimicrobiana contra todas as bactérias estudadas, com exceção do Streptococcus pneumoniae. Não foi observada qualquer atividade antibacteriana para a concentração de 8 μg/ml.