Código
P084
Área Técnica
Prevenção de Cegueira
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Estadual de Campinas
Autores
- ANA CLAUDIA FERNANDES (Interesse Comercial: NÃO)
- Rita de Cassia Ietto Montilha (Interesse Comercial: NÃO)
Título
EDUCAÇAO EM SAUDE OCULAR: PROFISSIONAIS DA ATENÇAO BASICA E A REDE DE CUIDADOS A PESSOA COM DEFICIENCIA.
Objetivo
Conhecer a rede de saúde ocular e o cuidado à saúde da pessoa com deficiência visual em um município da região metropolitana de Campinas- SP, após a Portaria nº 793/2012 que Institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde vinculado ao “Plano Viver sem Limites”.
Método
Foi realizado levantamento descritivo transversal. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo e qualitativo. A população foi composta por Agentes Comunitários de Saúde (ACS), médicos e enfermeiros da Atenção Básica. Para a coleta de dados utilizou-se questionário autoaplicável com os ACS e entrevista semi-estruturada com os demais profissionais. Os instrumentos para coleta de dados foram desenvolvidos por meio de estudo exploratório e aplicados após pré-teste. Foi realizada análise de estatística descritiva dos dados quantitativos por meio de medidas de resumo e análise de conteúdo dos dados qualitativos. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob nº CAAE 46001215.7.0000.5404 e parecer de nº 1.135.433. Os participantes assinaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Resultado
A população foi composta por 77 ACS, 14 médicos e 14 enfermeiros, cuja maioria é do gênero feminino, tendo formação compatível ao cargo exercido e tempo de experiência profissional maior que 10 anos. Observou-se que a maioria dos profissionais referiu não conhecer a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e o trabalho da reabilitação.
Conclusão
Os resultados encontrados indicam a necessidade de ações de educação permanente sobre o cuidado em saúde ocular e para pessoa com deficiência. Observou-se a importância de dar continuidade à pesquisa nos serviços especializados e de reabilitação, além de conhecer a percepção de usuários desse sistema.