Sessão de Trabalhos Científicos - Apresentação Oral


Código

TL14

Área Técnica

Plástica Ocular

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Autores

  • RAQUEL GALVAO BEZERRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • SILVANA ARTIOLI SCHELLINI (Interesse Comercial: NÃO)
  • ROBERTA LÍLIAN FERNANDES DE SOUSA MENGHIM (Interesse Comercial: NÃO)

Título

TERMOABLAÇAO COM LASER DE DIODO NO TRATAMENTO DA TRIQUIASE

Objetivo

Validar valores-padrão para a aplicação do laser de diodo no tratamento da triquíase, assim como avaliar a taxa de sucesso com o tratamento realizado.

Método

Avaliou-se prospectivamente pacientes com diagnóstico de triquíase com até 10 cílios alterados por pálpebra submetidos à termoablação com laser de diodo, sob anestesia tópica. Foram seguidos por período de 6 a 15 meses, com reavaliações periódicas, podendo receber de 1 a 4 aplicações a depender da presença de recidiva, recorrência ou cura. Dados demográficos, características da triquíase e parâmetros da aplicação do laser foram analisados, bem como a taxa de sucesso no tratamento, avaliado pela ausência de recorrência ou recidiva e pelo número de sessões para cura.

Resultado

98 pacientes, 130 olhos, 135 pálpebras e 337 cílios triquiáticos foram estudados. A idade média foi de 72,1 ± 12,3 anos, a maioria do sexo feminino (54,1%), da raça branca (98%) e as atividades laborais não estavam diretamente relacionadas à exposição solar (88,8%). A bilateralidade ocorreu em 32,7% dos casos, sendo o olho direito (54,6%) e a pálpebra inferior (85,9%) os mais acometidos. A triquíase menor foi a mais encontrada em todas as pálpebras. A causa mais comum da triquíase foi a blefarite (64,3%), seguida de causas idiopáticas (15,3%). O tracoma teve pouca expressividade na amostra (4,1%). A maioria nunca havia realizado tratamentos prévios (57,1%). Houve perda de seguimento em 11,2% dos pacientes. Dos que permaneceram até o final do estudo, 69% obtiveram cura com 1 sessão, 13,8% com 2 e 1,1% com 3 ou 4 sessões. A taxa de cura ao término do estudo foi de 85%. Houve redução de 2,5 para 0,7 cílios triquiáticos por pálpebra com apenas 1 sessão; número médio de tiros por cílio foi de 60,7 e a quantidade de tiros foi diretamente proporcional à quantidade de cílios tratados. Pacientes submetidos a tratamentos prévios e com etiologia idiopática tiveram as maiores taxas de cura, 98,1% e 91,7% respectivamente.

Conclusão

A termoablação com laser de diodo é efetiva, apresentando altas taxas de cura no tratamento da triquíase.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil