Código
P026
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Centro de Olhos São Francisco
- Secundaria: Hospital Universitário Presidente Dutra
Autores
- ROBERTA JANSEN DE MELLO FARIAS (Interesse Comercial: NÃO)
- Lívia Marinho (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ESTUDO PROSPECTIVO DO USO DO CROSS-LINK PARA TRATAMENTO DO CERATOCONE E AVALIAÇAO POR METODOS DE IMAGEM TOMOGRAFICA
Objetivo
Avaliar a eficácia do Cross-link no tratamento do ceratocone; Correlacionar a fotopolimerização induzida pelo tratamento e estimada através de imagens de Scheimpflug e por tomografia anterior de córnea (AS-OCT) com a Acuidade visual e aplanamento corneano.
Método
Foi realizado um estudo prospectivo em 40 olhos de pacientes portadores de ceratocone em progressão entre janeiro de 2017 e abril de 2018. Os seguintes exames foram utilizados para avaliação: medida da refração e da acuidade visual, topografia, paquimetria ultra-sônica, Pentacam e Tomografia de coerência óptica de câmara anterior. Os pacientes foram acompanhados por no mínimo 3 meses até 1 ano e os dados avaliados por análise estatística pelo programa NCSS 11(2017) . Adotou-se nível de significância de p <0.05.
Resultado
Todos os 40 olhos possuíam follow-up mínimo de 3 meses, 20 olhos até 6 meses e 5 olhos até 1 ano. Ocorreu melhora da acuidade visual estatisticamente significante com 3, 6 meses (p<0.01) e 1 ano (p <0.05), além de melhora da ceratometria média (Km) no Topógrafo e Pentacam com 3, 6 meses e 1 ano em relação ao exame inicial. Também foi observado melhora do equivalente esférico dos olhos avaliados (p <0.01) em relação ao pré-operatório. Houve correlação negativa entre espessura da linha de demarcação no AS-OCT com a ceratometria média de 3 e 6 meses da topografia (p<0.05) e correlação negativa entre linha de demarcação no AS-OCT com a AV de 6 meses e 1 ano (p<0.01), ou seja, uma linha de demarcação mais extensa, infere melhor acuidade visual e menor ceratometria. Observou-se correlação positiva entre densidade corneana do Pentacam e AV com 6 meses e 1 ano (p< 0.01). A correlação também foi positiva entre o ISV e densidade corneana do Pentacam com 3 e 6 meses (p<0.01)
Conclusão
O Cross-link demonstrou ser eficaz para a estabilização do ceratocone e melhora da ceratometria, melhora da acuidade visual e do equivalente esférico. Ocorreu forte associação entre a intensidade da reverberação e linha de demarcação no AS-OCT com melhora da acuidade visual, ceratometria e com o ISV dos olhos avaliados