Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P026

Área Técnica

Córnea

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Centro de Olhos São Francisco
  • Secundaria: Hospital Universitário Presidente Dutra

Autores

  • ROBERTA JANSEN DE MELLO FARIAS (Interesse Comercial: NÃO)
  • Lívia Marinho (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ESTUDO PROSPECTIVO DO USO DO CROSS-LINK PARA TRATAMENTO DO CERATOCONE E AVALIAÇAO POR METODOS DE IMAGEM TOMOGRAFICA

Objetivo

Avaliar a eficácia do Cross-link no tratamento do ceratocone; Correlacionar a fotopolimerização induzida pelo tratamento e estimada através de imagens de Scheimpflug e por tomografia anterior de córnea (AS-OCT) com a Acuidade visual e aplanamento corneano.

Método

Foi realizado um estudo prospectivo em 40 olhos de pacientes portadores de ceratocone em progressão entre janeiro de 2017 e abril de 2018. Os seguintes exames foram utilizados para avaliação: medida da refração e da acuidade visual, topografia, paquimetria ultra-sônica, Pentacam e Tomografia de coerência óptica de câmara anterior. Os pacientes foram acompanhados por no mínimo 3 meses até 1 ano e os dados avaliados por análise estatística pelo programa NCSS 11(2017) . Adotou-se nível de significância de p <0.05.

Resultado

Todos os 40 olhos possuíam follow-up mínimo de 3 meses, 20 olhos até 6 meses e 5 olhos até 1 ano. Ocorreu melhora da acuidade visual estatisticamente significante com 3, 6 meses (p<0.01) e 1 ano (p <0.05), além de melhora da ceratometria média (Km) no Topógrafo e Pentacam com 3, 6 meses e 1 ano em relação ao exame inicial. Também foi observado melhora do equivalente esférico dos olhos avaliados (p <0.01) em relação ao pré-operatório. Houve correlação negativa entre espessura da linha de demarcação no AS-OCT com a ceratometria média de 3 e 6 meses da topografia (p<0.05) e correlação negativa entre linha de demarcação no AS-OCT com a AV de 6 meses e 1 ano (p<0.01), ou seja, uma linha de demarcação mais extensa, infere melhor acuidade visual e menor ceratometria. Observou-se correlação positiva entre densidade corneana do Pentacam e AV com 6 meses e 1 ano (p< 0.01). A correlação também foi positiva entre o ISV e densidade corneana do Pentacam com 3 e 6 meses (p<0.01)

Conclusão

O Cross-link demonstrou ser eficaz para a estabilização do ceratocone e melhora da ceratometria, melhora da acuidade visual e do equivalente esférico. Ocorreu forte associação entre a intensidade da reverberação e linha de demarcação no AS-OCT com melhora da acuidade visual, ceratometria e com o ISV dos olhos avaliados

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil