Código
P038
Área Técnica
Educação Médica
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: HCFMUSP
Autores
- ANA LETICIA FORNAZIERI DARCIE (Interesse Comercial: NÃO)
- GUSTAVO ROSA GAMEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
- DANIEL HAZAKI SANTOS (Interesse Comercial: NÃO)
- PEDRO CARLOS CARRICONDO (Interesse Comercial: NÃO)
Título
POR QUE OFTALMOLOGIA? ANALISE DAS MOTIVAÇOES PARA A ESCOLHA DA OFTALMOLOGIA COMO CARREIRA
Objetivo
Caracterizar os principais e atuais determinantes da escolha de carreira em Oftalmologia, bem como os motivos que motivaram as gerações anteriores a seguirem essa carreira e correlacionar as motivações à satisfação na profissão.
Método
A amostra foi composta por estudantes de Medicina participantes de Ligas de Oftalmologia ligadas à ABLAO, residentes de Oftalmologia em serviços credenciados pelo CBO e oftalmologistas já treinados, acessíveis pela mesma entidade. Os participantes foram divididos em grupos geracionais de acordo com seu ano de nascimento. O instrumento utilizado na pesquisa foi um questionário on-line, autoadministrado, com perguntas objetivas, de curta duração, sobre dados demográficos, razões para a escolha da oftalmologia como especialidade, a presença ou não de parentes oftalmologistas; o momento da escolha da especialidade e a satisfação com relação à escolha em relação à jornada de trabalho, remuneração, número de pacientes atendidos e número de procedimentos realizados. Os dados foram analisados com SPSS v.24.0 (IBM), utilizando testes apropriados para cada variável.
Resultado
Foram analisadas 225 respostas, englobando gerações baby boomers (21), X (48), Y (131) e Z (25). Embora as principais motivações para a escolha da Oftalmologia como carreira sejam as mesmas para todas as gerações (horários de trabalho flexíveis, satisfação pessoal em ajudar as pessoas a enxergar e possibilidade de procedimentos cirúrgicos), algumas razões são mais importantes para as novas gerações (resultados de curto prazo, procedimentos curtos) e algumas para as mais velhas (influência de um parente oftalmologista). Não houve diferenças significativas na satisfação de carreira em relação às principais razões para a escolha de Oftalmologia.
Conclusão
As principais razões para a escolha da Oftalmologia como carreira são essencialmente as mesmas ao longo do tempo. As diferenças nas motivações secundárias podem ser explicadas pelas diferenças geracionais.