Código
TL17
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Autores
- MARCELLE SANJUAN GANEM PRADO (Interesse Comercial: NÃO)
- MIRTHZ LEMOS DE JESUS (Interesse Comercial: NÃO)
- JADSON SANTOS NASCIMENTO (Interesse Comercial: NÃO)
- THALINE CUNHA DE GOÉS (Interesse Comercial: NÃO)
- CARLA MARTINS KANETO (Interesse Comercial: NÃO)
Título
EXPRESSAO DIFERENCIAL DE MICRORNAS E IDENTIFICAÇAO DE SEUS ALVOS MOLECULARES NA RETINOPATIA DIABETICA
Objetivo
Investigar a expressão diferencial de microRNAs na Retinopatia Diabética e identificar genes alvo potencialmente relacionados à Retinopatia Diabética (RD)
Método
Foram selecionados 170 indivíduos, sendo 60 indivíduos sem o diagnóstico de DM e sem RD, pertencentes ao grupo controle, 48 indivíduos diabéticos sem RD e 62 indivíduos diabéticos com RD. Foram colhidas amostras de sangue periférico dos participantes, seguido por extração de RNA e análise da expressão dos miR 320a e miR 328-3p por métodos de qPCR. Posteriormente analisou-se a predição de alvos gênicos pelas bases de dados online MiRDB e TargetScan e utilizou-se o programa Cytoscape, para geração de desenho gráfico de interação entre os microRNAs e os possíveis genes alvo.
Resultado
Foi observada uma expressão três vezes mais elevada do miR 328-3p nos pacientes com RD em comparação aos demais grupos. Já o MiR 320 foi expresso cerca de três vezes mais no grupo de diabéticos com RD em relação aos resultados obtidos para o grupo controle e duas vezes mais quando comparado ao grupo de diabético sem RD. A utilização dos programas para predição gênica indicou que o gene YWHAZ é um potencial alvo dos microRNAs com expressão diferencial.
Conclusão
O gene YWHAZ foi identificado com potencial alvo dos microRNAs em estudo, sendo que o aumento da expressão destes pode estar relacionado a diminuição da expressão do gene YWHAZ na presença da RD. YADAV e cols(2014) demonstraram que o YWHAZ, junto com outras proteínas, age aumentando a expressão da rodopsina. Sabe-se a renovação diária de 10% dos segmentos externos do fotorreceptor requer um controle rigoroso da expressão gênica da rodopsina e sua expressão ou transporte alterado está associado à disfunção ou morte dos fotorreceptores . Assim, ao suspeitarmos que a expressão deste gene encontra-se reduzida nos pacientes diabéticos com RD, sugerimos que há uma redução desses fotorreceptores durante a RD. A diminuição na visão de cor e na sensibilidade ao contraste é uma característica inicial que distingue a disfunção retiniana na RD.