Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P094

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Autores

  • HEITOR DO AMARAL SIMOES (Interesse Comercial: NÃO)
  • KELLEN CRISTIANE DO VALE LUCIO (Interesse Comercial: NÃO)
  • ELIANE CHAVES JORGE (Interesse Comercial: NÃO)

Título

AVALIAÇAO DO ROPSCORE COMO PREDITOR DE RETINOPATIA DA PREMATURIDADE EM NEONATOS PREMATUROS. ESTUDO COMPARATIVO

Objetivo

Avaliar a acurácia do ROPScore aferido na segunda semana de vida quando comparada com a da sexta semana.

Método

Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de ética em pesquisa da FMB-UNESP (nº4051/2011). Realizou-se um estudo coorte prospectivo de neonatos pré-termos com peso ao nascimento (PN) ≤1500 g e / ou idade gestacional (IG) ≤ 32 semanas. A avaliação oftalmológica foi feita por meio de oftalmoscopia binocular indireta entre a 4ª e a 6ª semana de vida2. O ROPScore foi aplicado na 2ª e na 6ª semanas de vida, utilizando-se a planilha Excel (Microsoft®) proposta por Eckert et al.1 , inserindo-se os seguintes dados: PN, IG, presença ou ausência de transfusão sanguínea, uso ou não de oxigênio por ventilação mecânica e peso com duas e seis semanas. Curvas ROC foram utilizadas para determinar os melhores valores de sensibilidade, especificidade e seus valores preditivos positivos (VPP) e negativos (VPN) para o desenvolvimento de ROP em qualquer estágio (RQE) e ROP grave (RG).

Resultado

Dos 282 pré-termos incluídos, 40 (14,18%) desenvolveram ROP e 27 (9,5%) a sua forma grave. Os valores ajustados do ROPScore para sensibilidade e especificidade na 6ª semana de vida foram 15,7 (RQE) e 15,9 (RG). Na 2ª semana, foram 16 e 16,6. A sensibilidade do ROPScore para prever ROP na 6ª semana foi de 90% (RQE) e 92,6% (RG). Na 2ª semana a sensibilidade foi de 92,5 e 92,8. Os valores de VPN foram altos tanto na 6ª (98%) como na 2ª semana (99%) para RQE e também nos casos de RG (98,4% na 2ª semana e 99% na 6º semana). Aferindo o ROPScore na 6ª semana, 199 pré-termos não precisariam ser avaliados com a mesma frequência, diminuindo em 70,56% o número total de exames necessários para detectar ROP. Utilizando o ROPScore na 2ª semana, 191 pré-termos não precisariam ser avaliados com a mesma frequência, diminuindo em 67,30% o número total de exames.

Conclusão

O ROPScore é uma ferramenta excelente para detecção de ROP e da sua forma grave, mantendo a acurácia quando aferido na segunda semana de vida.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil