Código
P107
Área Técnica
Visão Subnormal
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN)
Autores
- ANDRE FIEL BORGES (Interesse Comercial: NÃO)
- Vinícius Campos Tinoco Ribeiro (Interesse Comercial: NÃO)
- Vitor Rodrigues Greati (Interesse Comercial: NÃO)
- Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva (Interesse Comercial: NÃO)
- Alexandre Henrique Bezerra Gomes (Interesse Comercial: NÃO)
- Francisco Irochima Pinheiro (Interesse Comercial: NÃO)
Título
OnIZ – um novo dispositivo vestível como auxílio óptico para pacientes com baixa visão
Objetivo
O objetivo do presente estudo foi a criação de um sistema óptico vestível de baixo custo voltado para a inclusão de estudantes com baixa visão.
Método
O protótipo é composto por um suporte vestível para a cabeça que sustenta um smartphone em frente aos olhos e um módulo transmissor que envia para o smartphone em tempo real as imagens através de rede Wi-Fi exclusiva. O conjunto foi desenvolvido pela empresa CIÊNCIA ILUSTRADA studio® graduada pela INOVA Metrópole - IMD/UFRN em parceria com a NATALMAKERS, startup incubada na mesma instituição. O hardware foi criado utilizando o programa de desenho vetorial CorelDRAW X8®. A modelagem em 3D utilizou o programa Inventor Professional 3D CAD. A impressão dos componentes estruturais do hardware foi realizada através da impressora Sethi 3D AiP® em plástico ABSplus®. O aplicativo foi implementado na linguagem Java e processa as imagens captadas pela microcâmera do módulo transmissor. As imagens são exibidas na tela do smartphone, podendo ser utilizados filtros como: binarização, bordas, escala de cinza, visão noturna e visão noturna invertida. O aplicativo ainda permite a utilização da ferramenta zoom como também o uso da própria câmera do smartphone como unidade de transmissão de imagens.
Resultado
Após 6 meses de desenvolvimento e testes, 03 estudantes universitários com deficiência visual previamente examinados e selecionados segundo critérios de inclusão e exclusão consideraram, através de um questionário, o protótipo promissor nos aspectos ergonômico, interface usuário/máquina, melhora da acuidade visual e de atividades laborativas cotidianas.
Conclusão
Foi desenvolvido e disponibilizado um novo dispositivo vestível de baixo custo para auxiliar pacientes com baixa visão em suas tarefas laborais.