Código
P024
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: HOSPITAL REGIONAL DE PRESIDENTE PRUDENTE
- Secundaria: UNOESTE
Autores
- EMANUELE MORAES MELLO (Interesse Comercial: NÃO)
- Hugo Higa Gakiya (Interesse Comercial: NÃO)
- FERNANDO BUZATTO MANTOVAN (Interesse Comercial: NÃO)
Título
EFEITO CLINICO DA ACUPUNTURA COMO TRATAMENTO ADJUVANTE EM PACIENTES COM CONJUNTIVITE ALERGICA
Objetivo
Buscou-se avaliar a eficácia da acupuntura como tratamento adjuvante em pacientes com conjuntivite alérgica.
Método
Estudo prospectivo do tipo coorte transversal, aprovado pelo Comitê de Ética. Identificados 20 pacientes com conjuntivite alérgica, com recidiva de sintomas, independente da idade, no Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Regional de Presidente Prudente (HRPP). Pacientes e/ou responsáveis responderam um questionário sobre sinais e sintomas de conjuntivite alérgica em quatro momentos: antes, após o término de 10 sessões de acupuntura com intervalo semanal e um e dois meses após o término da última sessão; além de outras variáveis. Foram utilizados 4 pares pontos de acupuntura bilateral, os quais foram estimulados por 20 minutos em cada sessão, sendo que após era questionado a melhora precoce dos sinais e sintomas prévios. Os resultados foram analisados por estatística descritiva simples e pelo teste G, de associação.
Resultado
75% da amostra do sexo masculino, com idade média de 11,458,48 anos. Doenças alérgicas associadas foi identificada em 70%, sendo asma e rinite predominante (40%). Melhora precoce foi apontada por 80% dos pacientes ao término da terceira sessão. Houve diferença significativa (p<0.0001) entre os momentos de avaliação para todas as variáveis analisadas, sendo: prurido, sensação de corpo estranho, fotofobia, lacrimejamento, emocional, crises e hiperemia. Essas variáveis reduziram a intensidade com as sessões de acupuntura e se mantiveram após o término das sessões e nos próximos meses de análises (estatisticamente semelhantes). A exceção ficou para hiperemia, que reduziu em 65% após as sessões, mas não se manteve em 1 e 2 meses depois, apresentando aumento em sua variedade leve (p<0.05).
Conclusão
O presente trabalho demonstrou a eficácia da acupuntura como tratamento adjuvante em pacientes com conjuntivite alérgica. Além da melhora precoce, foi observada constância dos sintomas em até dois meses do término das sessões em pacientes que apresentavam recidivas frequentes com o tratamento convencional.