Sessão de Relato de Caso


Código

RC020

Área Técnica

Doenças Sistêmicas

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF)

Autores

  • MARINA COSAC CARVALHO (Interesse Comercial: NÃO)
  • IGOR Moreira TORTURELLA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Celso Alves NETO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

DISPLASIA FIBROSA OSSEA CRANIOFACIAL: DIAGNOSTICO DIFERENCIAL EM UM CASO COM PROPTOSE OCULAR.

Objetivo

A displasia fibrosa é uma lesão benigna e de etiologia incerta, caracterizada pela substituição do osso normal por tecidos fibroso e ósseo imaturo. Esse trabalho objetiva relatar um caso de displasia fibrosa, que se destaca pelo acometimento craniofacial cursando com proptose ocular.

Relato do Caso

Paciente do sexo feminino, 41 anos, dá entrada no serviço de emergência do Hospital de Base do Distrito Federal com queixa de edema e dor progressivos em olho esquerdo de início há 1 ano. Refere ainda borramento visual e hemiparestesia facial à esquerda. Nega casos semelhantes em familiares. Ao exame: motricidade ocular extrínseca preservada, AV sem correção 20/30 em olho direito e 20/50 em olho esquerdo, sem alterações à biomicroscopia ou à fundoscopia. Proptose ocular à esquerda (imagem 1). Sem ingurgitamento venoso ou caráter pulsátil. Sem alterações endócrinas ou dermatológicas identificáveis. Solicitada ressonância de crânio, que revelou lesão intraóssea temporal esquerda com componentes captantes de contraste para os compartimentos mastigatório suprazigomático, intracraniano e orbitário esquerdos (imagem 2). À TC de crânio, lesão óssea de aspecto em vidro fosco, compatível com displasia fibrosa óssea craniofacial. Encaminhamento para as equipes de neurocirurgia e de cirurgia de cabeça e pescoço. Devido ao difícil acesso à lesão, optou-se em acompanhamento e seguimento da paciente.

Conclusão

Na displasia fibrosa, ocorre aumento importante de volume da cortical óssea, geralmente lento e assintomático, mas pode ocorrer estreitamento dos forames e encarceramento de nervos cranianos. O aspecto de vidro despolido representa a imagem radiográfica clássica. As imagens observadas na TC dependem da proporção entre tecido fibroso e ósseo. No caso relatado, a paciente teve o diagnóstico presumido devido à imagem típica na tomografia. Como a proptose não estava causando repercussão ocular direta, optou-se pelo seguimento clínico multidisciplinar.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil