Código
P061
Área Técnica
Epidemiologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal do Pará (UFPA)
Autores
- LUIZ RICARDO CRUZ NEVES (Interesse Comercial: NÃO)
- PEDRO ANTONIO BONFIM DE SOUSA (Interesse Comercial: NÃO)
- RAPHAEL ALVES ANDRADE (Interesse Comercial: NÃO)
- PAULO MANDELSTAM FERNADEZ (Interesse Comercial: NÃO)
- PAULA CAROLINE COELHO FONSECA (Interesse Comercial: NÃO)
- GRAZIELLA DE ASSIS MALERBA (Interesse Comercial: NÃO)
- RENATA FREIRE DE SOUZA GABY (Interesse Comercial: NÃO)
- ANA LUIZA GOMES HASS GONÇALVES (Interesse Comercial: NÃO)
- RAISSA TEREZA CASSEB OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES COM RETINOPATIA DIABETICA ATENDIDOS PELO HOSPITAL UNIVERSITARIO BETTINA FERRO DE SOUZA NO PERIODO DE 2013 A 2014
Objetivo
Estudar o perfil epidemiológico dos pacientes com retinopatia diabética atendidos no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS)
Método
Foi realizado um estudo clínico transversal, observacional do tipo retrospectivo. A pesquisa foi realizada no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), Belém-PA. Foram incluídos na pesquisa os pacientes atendidos no HUBFS portadores de retinopatia diabética, que acompanhavam no hospital no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014. A coleta de dados se deu através da análise dos prontuários dos mesmos, por meio de um protocolo de pesquisa pré-estabelecido.
Resultado
Foram analisados aleatoriamente 541 prontuários, dentre os quais 89 eram de pacientes com diagnóstico de Retinopatia Diabética (RD), demonstrando uma prevalência de 16,45% do total. Destes, 42 eram do sexo feminino (47,2%) e 47 do sexo masculino (52,8%).Quanto à faixa etária dos pacientes no momento do diagnóstico, foi observado que quase metade dos pacientes (49,4%) foram diagnosticados na faixa etária de 51 a 60 anos, sendo que a idade média no momento do diagnóstico foi de 57,5 anos, com um desvio padrão de 9,4 e coeficiente de variação 16,3%, mostrando que a amostra é de média dispersão. Foi constatado que 57,3% dos pacientes do grupo de estudo tinham o diagnóstico de RDNP e 42,7% RDP sendo, em ambos os graus, a maior prevalência na faixa etária de 51 a 60 anos. Dentre as diversas comorbidades, mostrou-se forte correlação da RD com a Hipertensão Arterial, com 53,9% do total. Foi constatado que 69,6% (n=62) eram diabéticos do tipo II, sendo que destes 40 pacientes apresentavam mais de 5 anos de doença.
Conclusão
Este trabalho permitiu identificar e confirmar a importância do profissional oftalmologista para o seguimento do paciente portador de Diabetes Melitus, permitindo portanto um diagnóstico mais precoce da retinopatia, com o intuito de estabelecer o tratamento imediato e garantir um melhor prognóstico visual ao mesmo.