Código
RC061
Área Técnica
Neuroftalmologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Santa Casa de Ribeirão Preto
Autores
- CAMILLA FERREIRA MESSIAS (Interesse Comercial: NÃO)
- Lucas Vianna Figueiredo (Interesse Comercial: NÃO)
- Yara Mesquita Baldin (Interesse Comercial: NÃO)
Título
MACROADENOMA HIPOFISARIO : RELATO DE CASO.
Objetivo
Avaliação de melhora visual através do exame de campimetria,em paciente com macroadenoma de hipófise após ser submetido a neurocirurgia para retirada da lesão.
Relato do Caso
L.G.N.,sexo masculino, 20 anos, estudante, natural e procedente de São Sebastião do Paraíso(MG). Encaminhado por oftalmologista particular de sua cidade em dezembro de 2015 com queixa de cefaleia e baixa acuidade visual há um ano. Ao exame oftalmológico acuidade visual corrigida conta dedos a um metro no olho direito e 20/80 parcial no olho esquerdo.sem demais alterações em ambos olhos,Cover Test com exotropia alternante com predominância de olho esquerdo e a fundoscopia de ambos os olhos sem alterações. Campimetria realizada na primeira consulta(Humphrey estratégia SITA-FAST 24-2; branco-branco com bons índices de confiança) : olho direito com escotoma absoluto e olho esquerdo com ilha de visão em quadrante nasal inferior (MD = -26,47dB; PSD = 13,35dB P < 0,5% ). Tomografia de crânio que revelou formação expansiva selar e suprasselar de dimensões 3,1 x 2,2 x 2,6cm. Paciente foi submetido a neurocirurgia para retirada da lesão sendo confirmado a hipótese de macroadenoma de hipófise pela imunohistoquimica. Ao ser reavaliado dois meses após cirurgia paciente tinha acuidade visual de 20/100 em olho direito e 20/60 em olho esquerdo. Nova campimetria realizada dois meses após cirurgia com bons índices de confiabilidade em olho direito com melhora significativa da sensibilidade (MD = -21.78dB ; PSD = 11.28dB; P<0,5%) e olho esquerdo com várias perdas de fixação e melhora do índices ( MD = -29.64; PSD = 7.41 P<0,5%).
Conclusão
A perda de campo visual do paciente era devido a compressão de quiasma óptico pela lesão hipofisária, a melhora do exame de campimetria fica evidente ao compararmos os exames pré e pós cirúrgicos mas notamos a gravidade da compressão,pois mesmo a retirada da lesão houve perda persistente de campo visual nos exames subsequentes.