Sessão de Relato de Caso


Código

RC061

Área Técnica

Neuroftalmologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Santa Casa de Ribeirão Preto

Autores

  • CAMILLA FERREIRA MESSIAS (Interesse Comercial: NÃO)
  • Lucas Vianna Figueiredo (Interesse Comercial: NÃO)
  • Yara Mesquita Baldin (Interesse Comercial: NÃO)

Título

MACROADENOMA HIPOFISARIO : RELATO DE CASO.

Objetivo

Avaliação de melhora visual através do exame de campimetria,em paciente com macroadenoma de hipófise após ser submetido a neurocirurgia para retirada da lesão.

Relato do Caso

L.G.N.,sexo masculino, 20 anos, estudante, natural e procedente de São Sebastião do Paraíso(MG). Encaminhado por oftalmologista particular de sua cidade em dezembro de 2015 com queixa de cefaleia e baixa acuidade visual há um ano. Ao exame oftalmológico acuidade visual corrigida conta dedos a um metro no olho direito e 20/80 parcial no olho esquerdo.sem demais alterações em ambos olhos,Cover Test com exotropia alternante com predominância de olho esquerdo e a fundoscopia de ambos os olhos sem alterações. Campimetria realizada na primeira consulta(Humphrey estratégia SITA-FAST 24-2; branco-branco com bons índices de confiança) : olho direito com escotoma absoluto e olho esquerdo com ilha de visão em quadrante nasal inferior (MD = -26,47dB; PSD = 13,35dB P < 0,5% ). Tomografia de crânio que revelou formação expansiva selar e suprasselar de dimensões 3,1 x 2,2 x 2,6cm. Paciente foi submetido a neurocirurgia para retirada da lesão sendo confirmado a hipótese de macroadenoma de hipófise pela imunohistoquimica. Ao ser reavaliado dois meses após cirurgia paciente tinha acuidade visual de 20/100 em olho direito e 20/60 em olho esquerdo. Nova campimetria realizada dois meses após cirurgia com bons índices de confiabilidade em olho direito com melhora significativa da sensibilidade (MD = -21.78dB ; PSD = 11.28dB; P<0,5%) e olho esquerdo com várias perdas de fixação e melhora do índices ( MD = -29.64; PSD = 7.41 P<0,5%).

Conclusão

A perda de campo visual do paciente era devido a compressão de quiasma óptico pela lesão hipofisária, a melhora do exame de campimetria fica evidente ao compararmos os exames pré e pós cirúrgicos mas notamos a gravidade da compressão,pois mesmo a retirada da lesão houve perda persistente de campo visual nos exames subsequentes.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil