Sessão de Relato de Caso


Código

RC109

Área Técnica

Órbita

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Nossa Senhora da Conceição

Autores

  • FERNANDA LIMEIRA FANTON (Interesse Comercial: NÃO)
  • MARCELO BLOCHTEIN GOLBERT (Interesse Comercial: NÃO)
  • STÉFFANIE FERRARI RODRIGUES (Interesse Comercial: NÃO)

Título

RELATO DE CASO DE TUMOR NEUROECTODERMICO PRIMITIVO DA ORBITA

Objetivo

Relatar caso de paciente com tumor neuroectodérmico primitivo (PNET) retrorbitário e fazer revisão bibliográfica sobre o assunto, tendo em vista a importância devido a sua raridade.

Relato do Caso

Paciente feminina, 6 anos, apresentou-se com proptose em olho esquerdo e cefaleia havia 3 dias. Sem outros sintomas. Realizado TC de crânio identificando lesão expansiva de densidade de partes moles com componente intra e extraconal na cavidade orbitária esquerda com extensão extra-axial paraselar e fossa média esquerdas. Solicitado então RNM de crânio compatível com lesão expansiva de cerca de 3,0 x 2,6 x 2,1cm de aparente localização intra-óssea, envolvendo teto e a parede medial da órbita esquerda, deslocando as estruturas intra-conais com extensão e componentes intracranianos. O resultado da biópsia com análise imunohistoquímica da lesão foi tumor neuroectodérmico primitivo. Realizou tratamento com quimioterapia e radioterapia, tendo apresentado regressão importante do tumor e sem evidência do mesmo em última TC de crânio realizado, após 1 ano do término do tratamento.

Conclusão

Tumor neuroectodérmico primitivo é um tumor maligno de partes moles, que se origina da crista neural. Seu pico de incidência é na adolescência e não tem predileção por sexo. É um tumor raro, responsável por 4-17% dos tumores de partes moles na infância, sendo a localização orbitária extremamente incomum. O diagnóstico diferencial do PNET se faz com outros tumores de células redondas, como o tumor de Ewing, metástase de neuroblastoma, rabdomiossarcoma, linfoma e sarcoma osteogênico. O PNET é um tumor agressivo com prognóstico reservado. Pode-se encontrar envolvimento ósseo local e lesões extraorbitárias, metástases são incomuns. Não existe consenso na literatura sobre o tratamento padrão, porém geralmente é realizado com excisão cirúrgica seguida de quimioterapia e radioterapia.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil