Código
RC219
Área Técnica
Uveites / AIDS
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
Autores
- ANA ELISA LOYOLA ARANCIBIA (Interesse Comercial: NÃO)
- LEONARDO COELHO GOSTIJO (Interesse Comercial: NÃO)
- ANA FLAVIA LACERDA BELFORT (Interesse Comercial: NÃO)
Título
IRIDOCICLITE HERPETICA ASSOCIADA A NEURITE: RELATO DE CASO
Objetivo
Descrever caso atípico de iridociclíte herpética com acometimento concomitante do nervo óptico atendido no Serviço de Urgência da Santa Casa de Belo Horizonte em 2016.
Relato do Caso
Paciente, sexo feminino, 21 anos, queixava de baixa acuidade visual (AV) e hiperemia em olho esquerdo (OE) associada à cefaléia. Negava trauma, pródromos virais e comorbidades. Relato de herpes labial. A acuidade visual era de 20/20 em OD e conta dedos a 4 metros em OE. Na biomicroscopia foi observado OE quente, pupila em midríase paralítica, edema corneano com microbolhas e precipitados ceráticos (PKs) brancos. Pressão intraocular (PIO) de 14 mmHg em OD e 56mmHg em OE. Fundoscopia de OE inviável. A ecografia do OE mostrou retina e coroide aplicadas, vítreo sem alterações. Diagnosticada com iridociclíte herpética e iniciado tratamento com Aciclovir oral 4g/dia, dexametasona, tropicamida, timolol e brimonidina tópicos. Após 7 dias de tratamento houve melhora da AV para 20/20 em OD e 20/30 em OE, olhos calmos sem sinais inflamatórios, PIO de 13mHg em OD e 11mmHg em OE. A Fundoscopia do OE mostrou edema de disco de 2+/4+, sem acometimento periférico ou macular. Solicitada revisão laboratorial infecciosa e reumatológica sem alterações e nova ecografia que excluiu presença de drusas de papila. Diante desses achados, optou-se por estender o tratamento com aciclovir pela suspeita de neurite herpética. Após 20 dias houve melhora total do edema de disco, paciente mantém acompanhamento ambulatorial.
Conclusão
O vírus do herpes simples pode apresentar manifestação ocular variável sendo a maioria restrita ao segmento anterior, possuindo um componente infeccioso e/ou inflamatório. O acometimento associado do nervo optico, em casos de herpes zoster, é bem documentado na literatura, porém não está estabelecido se o acometimento ocorre pelo neurotropismo do vírus ou como uma resposta cruzada dos anticorpos contra o vírus. No caso em questão, podemos inferir mecanismo semelhante devido à familiaridade filogenética desses vírus.