Código
RC036
Área Técnica
Estrabismo
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFMA - HUUFMA
Autores
- RAFAEL CHRISTIAN SOARES MORAES (Interesse Comercial: NÃO)
- JORGE ANTONIO MEIRELES-TEIXEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- JOSE RODOLFO TEIXEIRA CUNHA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
CIRURGIA NOS QUATRO OBLIQUOS PARA CORREÇAO DE ANISOTROPIA ALFABETICA EM PACIENTE COM SUSPEITA DE SEQUENCIA DE MOEBIUS.
Objetivo
Relatar uma correção cirúrgica atípica de grande desvio por meio de dupla miectomia total dos oblíquos inferiores (OI) associada a duplo pregueamento dos oblíquos superiores (OS) (Técnica de Tucking) em um paciente com suspeita de Sequência de Moebius. A qual é uma síndrome neurológica rara caracterizada por paralisia congênita do III, IV, VI e VII pares de nervos cranianos(1) e malformações de estruturas orofaciais e límbicas(2).
Relato do Caso
JDS, masculino, pardo, 8 anos, admitido no serviço de oftalmologia do Hospital Universitário da UFMA com queixa de esotropia e ambliopia. Acompanhado por fono, TO e neuropediatra. Não refere crise convulsiva há 3 anos. Apresentou funções cognitivas diminuídas, assimetria facial, micrognatia e alterações na implantação dentária. A RNM revelou agenesia de comissura parcial, displasia meníngea, ventriculomegalia D e DVP intraventricular. Ao exame oftalmológico, foi detectado anisotropia alfabética em “V” com 65Dp associada a torcicolo compensador, preferiu OD e limitações de duções horizontais em AO. Mesmo sem entrar em campo dos oblíquos, percebe-se grave hipo de OS e hiper de OI, observando-se o movimento torcional. O plano pré-cirúrgico baseou-se em duplo pregueamento de OS (6mm) + dupla miectomia de OI, todavia, no per-operatório, foi necessário preguear 8mm OD e 10mm OE, visto a frouxidão tendínea dos OS. No pós-cirúrgico: (Krismky + Duções ativas) FB fixa em AO; AV fixa, segue AO e não reagente a oclusão. ET micro, concomitante em plano vertical.
Conclusão
Destaca-se que, mesmo após dupla miectomia total de OI, foi necessário um significativo pregueamento de OS para a correção da anisotropia em “V” de grande ângulo, originando resultado satisfatório para estrabismo convergente extenso.