Código
P036
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: COMPLEXO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO PROFESSOR EDGARD SANTOS - UFBA.
Autores
- CAMILA TEIXEIRA DE CARVALHO (Interesse Comercial: NÃO)
- PATRÍCIA MARIA FERNANDES MARBACK (Interesse Comercial: NÃO)
- ALEXANDRA FIGUEIRA PARRA LUGUERA (Interesse Comercial: NÃO)
- ALANA ALMEIDA RÔXO (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PERFIL EPIDEMIOLOGICO E CLINICO DOS PACIENTES SUBMETIDOS A TRANSPLANTE DE CORNEA PENETRANTE EM SERVIÇO UNIVERSITARIO DE REFERENCIA NA BAHIA
Objetivo
Avaliar o perfil epidemiológico, as indicações e a taxa de sucesso das ceratoplastias penetrantes realizadas no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia.
Método
Foi realizado um estudo retrospectivo, baseado na análise dos prontuários médicos dos pacientes submetidos a transplante de córnea penetrante no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2014, cujos dados foram anotados em fichas padronizadas. Para análise da taxa de sucesso, foram incluídos os pacientes com acompanhamento pós-operatório maior ou igual a um ano. Foram excluídos os pacientes cujos prontuários não foram localizados ou tinham dados incompletos.
Resultado
Foram identificadas 400 ceratoplastias penetrantes, sendo excluídos 19 registros com preenchimento inadequado ou dados incompletos. Entre os pacientes estudados, 52,9% pertenciam ao sexo masculino, enquanto 47,1% eram do sexo feminino. A média de idade foi de 45,4 anos. Quanto à procedência, 59,4% dos pacientes eram oriundos do interior do Estado da Bahia. As principais indicações foram: ectasia corneana (24,1%), principalmente, o ceratocone, seguido por úlcera de córnea (22,5%), leucoma (17,5%), falência do enxerto (12,0%) e ceratopatia bolhosa (11,0%). Os transplantes de córnea eletivos corresponderam a 70,9% dos casos, enquanto 29,1% foram transplantes de córnea tectônicos ou ópticos de urgência. Dentre as ceratoplastias eletivas, 68,2% mantiveram transparência do botão corneano, enquanto 89,7% das ceratoplastias de urgência cursaram com preservação do globo ocular
Conclusão
O estudo demonstrou uma prevalência de transplantes de córnea ópticos cuja indicação foi o ceratocone, o que é compatível com outros trabalhos na Literatura. Observou-se, ainda, uma taxa significativa de transplantes de córnea de urgência secundários à úlcera de córnea, o que pode estar relacionado ao acesso deficiente aos Serviços de Saúde Especializados. Apesar disso, foi possível manter a integridade do globo ocular em 89,7% dos casos.