Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código

P091

Área Técnica

Neuroftalmologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade de São Paulo (USP)

Autores

  • RAFAEL BARBOSA DE ARAUJO (Interesse Comercial: NÃO)
  • RONY CARLOS PRETI (Interesse Comercial: NÃO)
  • MARIA KIYOKO OYAMADA (Interesse Comercial: NÃO)
  • LEANDRO CABRAL ZACHARIAS (Interesse Comercial: NÃO)
  • MARIO LUIZ RIBEIRO MONTEIRO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

AVALIAÇAO EM QUADRANTES DAS CAMADAS INTERNAS E EXTERNAS MACULARES NA ATROFIA EM BANDA DO NERVO OPTICO COM SD-OCT E SUA CORRELAÇAO COM A PERIMETRIA AUTOMATIZADA PADRAO 10-2.

Objetivo

Estudos prévios tem mostrado redução da camada de fibras nervosas retiniana (CFNR) e da camada de células ganglionares (CCG), além de aumento da camada nuclear interna (CNI) com presença de alterações microcísticas na mácula avaliada por OCT. Entretanto, o mecanismo das anormalidades da CNI ainda é incerto, além do envolvimento de camadas externas da retina nestes casos. O objetivo deste estudo é comparar 7 camadas retinianas segmentadas em olhos com atrofia em banda (AB) e controles. Também avaliamos a correlação entre o OCT e a perimetria automatizada padrão (PAP).

Método

Cinquenta e cinco olhos (35 pacientes) com hemianopsia temporal (e PAP nasal normal) e AB do disco óptico e 44 olhos de 22 controles foram avaliados com SD-OCT (Heidelberg Spectralis) para análise de quadrantes do pólo posterior. Após segmentação, obtivemos medidas de espessura da CFNR, CCG, camada plexiforme interna (CPI), CNI, camada plexiforme externa (CPE), camada nuclear externa (CNE) e camada de fotorreceptores (CFR). A espessura média dos quadrantes nasal superior (QNS), nasal inferior (QNI), temporal superior (QTS) e temporal inferior (QTI) foram comparadas entre pacientes normais e com AB.

Resultado

Os valores médios de espessura da CFNR, CCG e CPI foram significantemente menores em pacientes com AB que nos controles normais nos quatro quadrantes. As CNI, CPE e CFR tiveram valores de espessura significantemente maiores nos quadrantes nasais e não apresentaram diferença estatística nos temporais. Nenhuma diferença foi observada na análise da CNE em qualquer dos quadrantes. Houve correlação positiva entre todos os quadrantes nas CFNR, CCG e CPI, além de negativa dos quadrantes nasais da CNI e na CFR com os valores de sensibilidade do CV 10-2.

Conclusão

A AB do disco óptico leva a não apenas diminuição da espessura da CFNR, CCG e CPI, como espessamento da CNI, CPE e CFR, com boa correlação com a PAP 10-2. Estas anormalidades das camadas externas da retina indicam um possível distúrbio retiniano secundário a ser melhor estudado em estudos futuros.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil