Código
RC024
Área Técnica
Doenças Sistêmicas
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: PUC CAMPINAS
Autores
- LIVIA GARCIA BISELLI (Interesse Comercial: NÃO)
- Marcelo Sobrinho (Interesse Comercial: NÃO)
- Carolina Batalha (Interesse Comercial: NÃO)
Título
INFILTRAÇAO LEUCEMICA PERIPAPILAR SEM ACOMETIMENTO DO NERVO OPTICO RETROBULBAR POR LLA-T
Objetivo
O OBJETIVO DESTE É RELATAR UM CASO RARO DE UM PACIENTE JOVEM COM DIAGNÓSTICO DE LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA DE CÉLULAS T COM ACOMETIMENTO OCULAR. O EXAME OFTALMOLÓGICO DEMONSTROU INFILTRAÇÃO PERIPAPILAR DO NERVO ÓPTICO SEM ACOMETIMENTO RETROBULBAR ATRAVÉS DE EXAMES COMPLEMENTARES DE IMAGEM. ESTE É O SEGUNDO CASO RELATADO NO MUNDO COM ACOMETIMENTO DA DOENÇA LIMITADO A REGIÃO PERIPAPILAR, SEM INVASÃO CRANIANA OU DO NERVO ÓPTICO.
Relato do Caso
AJMB, MASCULINO, 23 ANOS DE IDADE. PACIENTE COM DIAGNÓSTICO DE LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA DE CÉLULAS T, EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO, VEIO ENCAMINHADO DO SETOR DE HEMATOLOGIA PARA NOSSO SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA. O PACIENTE APRESENTAVA QUEIXA DE TURVAÇÃO VISUAL EM OLHO ESQUERDO. AO EXAME OFTALMOLÓGICO, A MELHOR ACUIDADE VISUAL COM CORREÇÃO PELA TABELA DE SNELLEN ERA DE 20/20 EM OLHO DIREITO E 20/40 EM OLHO ESQUERDO. O EXAME BILATERAL DO SEGMENTO ANTERIOR NÃO DEMONSTROU ALTERAÇÕES. AO EXAME DO SEGMENTO POSTERIOR FOI VISUALIZADO EDEMA DE PAPILA EM OLHO ESQUERDO. FOI SOLICITADO RNM DE CRÂNIO SEM ALTERAÇÕES E CITOLOGIA DE LÍQUOR QUE DEMONSTROU AUSÊNCIA DE CÉLULAS MALIGNAS. NO SEGUNDO MÊS DE FOLLOW-UP, AS CONDIÇÕES CLÍNICAS DO PACIENTE SE DETERIORARAM RAPIDAMENTE E ELE EVOLUIU COM PIORA DA ACUIDADE VISUAL: SEM PERCEPÇÃO DE LUZ NO OLHO DIREITO E 20/60 OLHO ESQUERDO. FUNDO DE OLHO COM INFILTRAÇÃO LEUCÊMICA PERIPAPILAR MACIÇA. PAPILEDEMA E HEMORRAGIAS EM CHAMA DE VELA EM AMBOS OS OLHOS, E OLHO DIREITO APRESENTAVA-SE COM DESCOLAMENTO DE RETINA. REALIZOU-SE DIVERSOS CICLOS DE QUIMIOTERAPIA INTRATECAL COM METOTREXATO. FOLLOW-UP E RADIAÇÃO OCULAR JÁ AGENDADA NÃO FORAM POSSÍVEL DE SE REALIZAR DEVIDO A PIORA CLÍNICA DO PACIENTE QUE FOI ADMITIDO EM UNIDADE INTENSIVA, SEM RECUPERAÇÃO.
Conclusão
O ACOMETIMENTO OCULAR DA LEUCEMIA É COMUM E OCORRE POR INFILTRAÇÃO LEUCÊMICA DIRETA OU ENVOLVIMENTO SECUNDÁRIO. EM NOSSO CASO, O ACOMETIMENTO FOI APENAS PERIPAPILAR. O PAPILEDEMA PRECEDEU A INFILTRAÇÃO LEUCÊMICA. A ABORDAGEM PRECOCE NESSES CASOS PODE EVOLUIR COM MELHOR RESULTADO DE ACUIDADE VISUAL E REMISSÃO LOCAL DA DOENÇA.