Sessão de Relato de Caso


Código

RC088

Área Técnica

Oftalmopediatria

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital São Vicente de Paulo
  • Secundaria: Universidade Federal da Fronteira Sul

Autores

  • TATIANA BERTHOLDO SZARESKI (Interesse Comercial: NÃO)
  • LAURA MEDEIROS REFOSCO (Interesse Comercial: NÃO)
  • CAROLINE MOREIRA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

LENTICONE POSTERIOR:UM RELATO DE CASO

Objetivo

Lenticone posterior é uma deformação em forma de cone da porção central da face posterior do cristalino que causa formação progressiva de catarata. Na biomicroscopia, observa-se uma imagem semelhante a uma gota de óleo. A progressão leva meses a anos e geralmente é associada com bom prognóstico visual. É raro, porém, mais frequente que o anterior. Uma vez que essa alteração representa um tipo de catarata congênita, o objetivo desse relato é frisar a importância do diagnóstico correto e da intervenção precoce para um bom prognóstico visual e prevenção da ambliopia.

Relato do Caso

A. A. C., 4 anos, branca, estudante, em triagem escolar, foi percebida baixa acuidade visual no olho esquerdo (OE). Consultou com oftalmologista, foi encaminhada para cirurgia de catarata. Diagnosticou-se lenticone posterior em OE. Ao exame, paciente ortofórica na posição primária do olhar e no teste de cover/uncover. Acuidade visual (AV) sem correção era de 20/30 em olho direito (OD) e conta dedos a um metro em OE. Foi realizada facectomia de OE com implante de lente intra ocular Rayner C-Flex +26,00 no saco capsular e vitrectomia posterior via pars plana com capsulotomia posterior. Lente calculada para residual pós- operatório (PO) de +1,50 para tentar compensar o crescimento estimado do olho e ametropia. No vigésimo PO, a AV de OE com a melhor correção (+ 2,00 -1,00 x 180) era de 20/80, foi prescrito oclusão de OD de seis horas por dia e óculos bifocais executive em OE. Após quatro meses, a acuidade visual do OE era 20/30 parcial com a melhor correção, regrediu-se a oclusão do OD para 3 horas diárias e a paciente será revista em 6 meses.

Conclusão

Conclui-se que lenticone posterior é uma forma de catarata congênita extremamente rara, de causa desconhecida, que ocorre geralmente no sexo feminino e unilateralmente. Como toda a catarata congênita, pode apresentar-se como causa de ambliopia de privação e o diagnóstico precoce e o manejo adequado resultam na melhora importante da acuidade visual em crianças.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil