Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código

P084

Área Técnica

Glaucoma

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Federal de Bonsucesso

Autores

  • MARIANA LOPES MENDES (Interesse Comercial: NÃO)
  • REBECA AZEVEDO SOUZA (Interesse Comercial: NÃO)
  • THIAGO VALADÃO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Beatriz Gomes Fiuza (Interesse Comercial: NÃO)

Título

MORFOMETRIA DA CAMARA ANTERIOR AVALIADA PELAS IMAGENS DE DUAL SCHEIMPFLUG

Objetivo

Comparar os resultados da gonioscopia com as medidas morfométricas do segmento anterior obtidas pela da tomografia de Dual Scheimpflug (Galilei G6).

Método

Realizado estudo transversal com avaliação de 27 pacientes, submetidos ao exame de gonioscopia com lente de 3 espelhos de Goldmann e tomografia de Dual Scheimpflug (Galilei G6, Ziemer, Port, Switzerland ). O exame de tomografia de Dual Scheimpflug foi realizado por investigador treinado seguindo as recomendações do fabricante do aparelho. Em seguida foi realizada gonioscopia por outro examinador experiente que desconhecia o resultado do exame de Galilei. O ângulo da câmara anterior foi classificado utilizando a Classificação de Shaffer (SC). Foram denominados ângulos estreitos os olhos em que a malha posterior trabecular não foi observada em dois ou mais quadrantes na gonioscopia tradicional (SC Grau 2 ou menor). Apenas os olhos direitos foram considerados para a análise estatística. Sensibilidade, especificidade e área sob a curva ROC (AUROC) foram geradas.

Resultado

Usando o olho como a unidade de análise e a classificação gonioscópica (SC grau 2 ou menor), o ponto de corte de ≤ 29.8 graus para o ângulo da câmara anterior pelo Galilei alcançou 89% de sensibilidade e 78% de especificidade para a detecção de ângulo estreito. Dos parâmetros do Galilei, a profundidade da câmara anterior alcançou maior sensibilidade (100%), usando a definição gonioscópica de ângulo estreito. A profundidade da câmara anterior teve o maior AUROC (97,5), seguida pela medida do ângulo da câmara anterior (84,3) considerando como exame padrão-ouro a gonioscopia e usando como critério a definição de ângulo estreito.

Conclusão

O Galilei G6 mostrou habilidade em detectar os olhos com risco de fechamento angular, na analise da profundidade da câmara anterior e do ângulo da câmara anterior.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil