Sessão de Relato de Caso


Código

RC016

Área Técnica

Doenças Sistêmicas

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto Penido Burnier

Autores

  • THIAGO CARVALHO E SILVA FIGUEIREDO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Taíse Tognon (Interesse Comercial: NÃO)
  • Elvira Barbosa Abreu (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ACHADOS OCULARES NA SINDROME DE EHLERS-DANLOS: RELATO DE CASO

Objetivo

A Síndrome de Ehlers-Danlos (SED), deriva de defeitos genéticos na síntese e estrutura do tecido conjuntivo e colágeno. Demonstra vários padrões de transmissão genética e inúmeros fenótipos e subtipos, possuindo em comum a fragilidade dos tecidos, hipermotilidade articular e hiperextensibilidade cutânea. Além das clássicas manifestações articulares e dermatológicas, a SED pode ocasionalmente apresentar manifestações oculares, como ectopia lentis, fragilidade da esclera com ruptura do globo ocular decorrente de traumas leves, dobras epicânticas, miopia e descolamento de retina. Dentre os achados oftalmológicos, a córnea é um tecido alvo, podendo apresentar alterações macro e microestruturais, como o ceratocone e o ceratoglobo. O objetivo deste trabalho foi relatar o caso de uma paciente portadora de SED com manifestações oculares.

Relato do Caso

M. E. G. N., sexo feminino, nove anos de idade, procedente de Campinas –SP. Procurou o serviço oftalmológico da Fundação Dr. João Penido Burnier para consulta de rotina. Nos antecedentes pessoais relatava Síndrome de Ehlers-Danlos em acompanhamento com reumatologista. Nega antecedentes familiares e oftalmológicos. Ao exame oftalmológico: Acuidade visual: OD: +2,50 -5,00 180o V: 0,8 OE: +2,00 -2,75 150o V: 0,8 Biomicroscopia: OD: presença de haze corneano temporal e afinamento corneano, câmara anterior (CA) profunda e cristalino transparente. OE: presença de haze corneano nasal e afinamento corneano, CA profunda e cristalino transparente. Fundoscopia: sem alterações. A paquimetria revelou afinamento corneano difuso. E a topografia evidenciou um astigmatismo irregular decorrente do afinamento corneano.

Conclusão

A SED pode cursar não apenas com alterações sistêmicas, algumas limitantes ou com risco de vida, mas também apresentar achados oculares. O caso relatado ilustra esta situação, na qual a córnea foi o sítio ocular acometido. Esses achados oculares podem ser importantes para a identificação e o diagnóstico precoce da SED, minimizando complicações e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil