Código
P051
Área Técnica
Educação Médica
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN)
Autores
- JOAO VICTOR DE SOUSA CABRAL (Interesse Comercial: NÃO)
- DENNIS DE MENEZES CORTÊS BEZERRA (Interesse Comercial: NÃO)
- BRUNO CÉSAR FERREIRA DE MEDEIROS (Interesse Comercial: NÃO)
- EVANDRO PEREIRA DE SOUZA (Interesse Comercial: NÃO)
- ALEXANDRE HENRIQUE BEZERRA GOMES (Interesse Comercial: NÃO)
- FRANCISCO IROCHIMA PINHEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
Título
HYPEROPIA – UMA NOVA FERRAMENTA PARA A PRESCRIÇAO DA HIPERMETROPIA
Objetivo
Desenvolver um aplicativo que indique a refratometria correta em crianças, adolescentes e adultos jovens hipermétropes de acordo com a idade, amplitude de acomodação, presença de estrabismo e ambliopia.
Método
O software foi desenvolvido durante seis meses pela startup Ciência Ilustrada studio® incubada na INOVA metrópole do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD-UFRN), utilizando o programa XCode 4.6.2. (Apple Computer, Inc. Cupertino, CA, USA) e disponibilizado na loja virtual da empresa Apple®. O aplicativo foi criado para tablets na plataforma iOS com uma área de trabalho totalmente interativa. Após a inserção da refratometria do paciente, de sua idade e confirmar a presença ou ausência de estrabismo e/ou ambliopia, o usuário pode observar dois olhos esquemáticos paralelos com seus pontos e/ou linhas focais e suas correções de acordo com sua amplitude de acomodação, mantendo o balanço acomodativo de forma adequada. O aplicativo foi testado por quatro oftalmologistas experientes que receberam a denominação de I, II, III e IV, respectivamente. Durante noventa dias, os quatro oftalmologistas seguiram um roteiro específico para detecção de possíveis falhas.
Resultado
Após 3 meses de testes, três falhas foram detectadas e corrigidas. Duas falhas foram detectadas pelo oftalmologista II, sendo uma no posicionamento das linhas focais e outra na tecla de inserção das lentes corretivas. Já o oftalmologista IV, detectou a não correspondência entre a lente inserida e seu real valor. O programa foi corrigido e retestado e o aplicativo foi disponibilizado na App Store® para download através do link: https://itunes.apple.com/br/app/hyperopia-powerful-tool-in/id657373659?mt=8.
Conclusão
Foi desenvolvido e disponibilizado em plena funcionalidade um novo aplicativo que indica a prescrição correta em pacientes hipermétropes.