Código
RC149
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital das clinicas de Pernambuco
Autores
- FLAVIO RIBEIRO ALVES SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
- Maria Isabel Lynch (Interesse Comercial: NÃO)
- Carlos Frederico Ribeiro Lins (Interesse Comercial: NÃO)
Título
DEP macular associado com PPD forte reator: resolução pós tratamento específico para tuberculose.
Objetivo
Relatar um caso de tuberculose ocular sem acometimento sistêmico e quantificar a resposta ao tratamento clínico com COXIPE.
Relato do Caso
Paciente, sexo masculino, 44 anos, atendido no ambulatório com queixa de baixa acuidade visual em OD, associado a lacrimejamento, fotofobia e hiperemia conjuntival leve. Referia queixas há cerca de 3 semanas e vinha em piora progressiva. À biomicroscopia apresentava hiperemia conjuntival 2/4+, sem reação de câmara anterior, reflexo fotomotor normal. Fundoscopia apresentando lesão elevada, com bordos irregulares em região macular, sem presença de flebite ou turvação vítrea (3,4). AVL cc: 20/100p - 20/20. PPD: 15mm. Demais exames sem alterações. OCT: presença de DEP com descolamento exsudativo e provável membrana neovascular. Iniciado tratamento com COXIP-4 + prednisona por 6 meses, com melhora do exsudato e da acuidade visual. 20/20 - 20/20.
Conclusão
Deve-se sempre atentar para a possibilidade de haver lesão ocular por tuberculose, mesmo em pacientes sem acometimento sistêmico, e assim que possível iniciar o tratamento afim de gerar menos riscos de perda de visão definitiva nos pacientes portadores da doença em questão, uma vez que o prognóstico depende da agilidade no tratamento. (5)