Sessão de Relato de Caso


Código

RC236

Área Técnica

Uveites / AIDS

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Centro de Estudos e Pesquisa Oculistas Associados (CEPOA)

Autores

  • RAFAEL CERQUEIRA ALVES (Interesse Comercial: NÃO)
  • Francisco Assis Andrade (Interesse Comercial: NÃO)
  • Camille Cerqueira Alves (Interesse Comercial: NÃO)

Título

TRIANCINOLONA SUB-TENONIANA COMO OPÇAO NO TRATAMENTO DO EDEMA MACULAR CISTOIDE POS-FACECTOMIA EM PACIENTE COM UVEITE REFRATARIA

Objetivo

Discutir o tratamento e possível profilaxia da reativação da uveíte com edema macular cistóide no pós-operatório de cirurgia de catarata em paciente com história de uveíte refratária.

Relato do Caso

E.F.P.C., 52 anos, masculino, pardo, natural do rio de janeiro, encaminhado para cirurgia de catarata (facoemulsificação) no olho direito, com história de uveíte anterior recorrente. Durante as crises vinha sendo submetido ao tratamento com corticosteroide e midriático tópicos, anti-inflamatório esteroidal e não esteroidal oral sem sucesso em mantê-lo sem reativações. Teve diagnóstico de artrite reativa por Chlamydia trachomatis aos 20 anos de idade acompanhado de uveíte tratada como supracitado. Submetido a cirurgia de catarata em 25/08/2016, sem intercorrências, e reativou a uveíte no pós operatório imediato. Ao terminar a cirurgia foi administrada hidrocortisona 100mg endovenosa e no mesmo dia, iniciou tratamento com colírio de dexametasona e prednisona 60mg/d via oral com retirada gradual. No primeiro dia pós-operatório apresentou reativação da uveíte anterior e mantida a conduta. Evoluiu com baixa acuidade visual persistente e diagnóstico de edema macular cistóide mesmo com a manutenção do tratamento. Devido à falha ao tratamento proposto, optou-se em trocar a modalidade terapêutica de acordo com o estudo de Mora P et al. Acta Ophthalmol 2016. Foi realizada a injeção sub-tenoniana de triancinolona e observamos a resolução completa da atividade inflamatória e do edema macular cistóide no período de 12 dias. Avaliado com 1 e 3 meses após com o OCT não houve recidiva do edema.

Conclusão

A uveíte e o edema macular cistóide são complicações que quando não tratadas podem gerar sequelas permanentes. Devido ao resultado satisfatório, neste caso, o uso de triancinolona sub-tenoniana em pacientes com edema macular refratário mostrou-se ser uma opção de tratamento eficaz e segura.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil