Código
RC237
Área Técnica
Uveites / AIDS
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro
Autores
- GUILHERME RANDOLPHO TOLEDO (Interesse Comercial: NÃO)
- LEONARDO GOMES BORTOLOTI DE AZEVEDO (Interesse Comercial: NÃO)
Título
Tuberculose Ocular em paciente HIV positivo
Objetivo
Descrever relato de caso de Tuberculose(TB) extrapulmonar com acometimento simultâneo de linfonodo e coróide de olho esquerdo em paciente HIV/AIDS.
Relato do Caso
ID:EPDM, masc., 38 a, natural do Rio de Janeiro. HDA: Paciente queixa de embaçamento visual á esquerda. Internado para investigação sistêmica de linfonodomegalia supraclavicular a direita. HPP: HIV(há 8 anos), TB, AVE(há 8 meses)?Paresia espástica a direita. Exame Oftalmológico: AV: sc SPL/ 20/25 cc SPL/ 20/20(-0,50 esf) J1 PIO:08/14 BIO:OD:ceratite em 1/3 inf., CA rasa, íris em bombé, seclusão pupilar, catarata branca OE:ceratite em 1/3 inf., CA ampla FO:OD: Indevassável OE:Coroidite focal em feixe papilomacular Exames: CV:46/ Cont. CD4: 682/ Sorologia Toxo IgG+ IgM-, sorologia p/sífilis VDRL: 1/2 e TPHA: não reagente/ TC de crânio: lesões compatíveis com neurotoxoplasmose sem sinais de isquemia/ Líquor: cult. neg. p/ germes comuns ,cult. neg. p/criptococcus, cult. neg. p/fungos/ MTB/RIF: MTB detectado, resistência a rifampicina não detectado/ Biópsia de linf. supraclavicular: processo inflamatório crônico com necrose caseosa compatível com TB.
Conclusão
A Tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que acomete principalmente os pulmões. Ela pode acometer qualquer parte do olho, porém o local mais acometido é a úvea. A incidência de TB ocular é de 1% a 2%. Alguns autores descrevem outras alterações intraoculares: uveíte anterior, posterior, intermediária e panuveíte. O acometimento das estruturas oculares e seus anexos ocorre por ação direta do agente, a partir de disseminação linfo-hematogênica ou por reação imunológica do tipo IV. O caso apresentado ilustra um quadro de coroidite por TB em um paciente HIV+ com achados clínicos e laboratoriais microbiológicos que corroboraram com nossa principal hipótese diagnóstica. O paciente recebeu durante o período de internação o esquema RIPE acrescido de corticóide com significativa melhora do quadro sistêmico e regressão da lesão ocular.