Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código

P018

Área Técnica

Cirurgia Refrativa

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: HOA

Autores

  • RAYSSA MEDEIROS LEDA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Adriana Ribeiro de Almeida (Interesse Comercial: NÃO)
  • George Alencastro de Carvalho Paes Landim (Interesse Comercial: NÃO)
  • André Pena Corrêa Bittencourt Bittencourt (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ACUIDADE VISUAL PRE E POS-OPERATORIA DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA REFRATIVA PELA TECNICA DE MONOVISAO AVANÇADA: UM ESTUDO DESCRITIVO.

Objetivo

Avaliar a acuidade visual de 51 pacientes com presbiopia, antes e após cirurgia refrativa utilizando a técnica de monovisão avançada no Hospital Oftalmológico de Anápolis, no período de janeiro a dezembro de 2016. A técnica de monovisão avançada é realizada com o laser WaveLight® Allegretto Wave® Eye-Q e consiste em obter-se um desenho hiperasférico da córnea (asfericidade próxima a -1), proporcionando maior profundidade de foco monocular. A técnica é realizada em ambos os olhos, com indução miópica no olho não dominante, responsável pela visão de perto. A miopia deixada neste olho usualmente é de -1,50 D, para evitar diplopia binocular ou prejuízo no conforto visual para longe.

Método

Foram avaliados os prontuários de 51 pacientes submetidos ao procedimento cirúrgico com a técnica cirúrgica de monovisão avançada, de idade igual ou superior a 40 anos. Excluíram-se da amostra 35 pacientes por dados incompletos em seus prontuários.

Resultado

Foram avaliados 51 pacientes (102 olhos), dentre os quais 26 olhos masculinos (25,5%) e 76 olhos femininos (74,5%), sendo 51 olhos direitos e 51 olhos esquerdos. A média de idade foi de 49,75 anos, com desvio-padrão de 6,22. Dos 51 pacientes tratados por essa técnica, 48 (94,11%) obtiveram visão para perto sem correção de J1, e 3 de J2 (5,8%); 38 (74,5%) pacientes obtiveram visão para longe 20/20, e 37 (72,54%) obtiveram visão J1 e 20/20 sem correção. Também houve mudança estatisticamente significante (p<0,05) na refração pré e pós-operatória, com diminuição da média dos valores esféricos, cilíndricos, além de mudança do eixo.

Conclusão

No presente trabalho, evidenciou-se que 94,11% dos pacientes tratados pela técnica de monovisão avançada tiveram melhora significativa de suas capacidades de leitura sem correção tanto para perto quanto para longe. Conclui-se que esse método cirúrgico gera resultados visuais positivos tanto em relação à análise estatística quanto à satisfação dos pacientes.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil