Código
P018
Área Técnica
Cirurgia Refrativa
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: HOA
Autores
- RAYSSA MEDEIROS LEDA (Interesse Comercial: NÃO)
- Adriana Ribeiro de Almeida (Interesse Comercial: NÃO)
- George Alencastro de Carvalho Paes Landim (Interesse Comercial: NÃO)
- André Pena Corrêa Bittencourt Bittencourt (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ACUIDADE VISUAL PRE E POS-OPERATORIA DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA REFRATIVA PELA TECNICA DE MONOVISAO AVANÇADA: UM ESTUDO DESCRITIVO.
Objetivo
Avaliar a acuidade visual de 51 pacientes com presbiopia, antes e após cirurgia refrativa utilizando a técnica de monovisão avançada no Hospital Oftalmológico de Anápolis, no período de janeiro a dezembro de 2016. A técnica de monovisão avançada é realizada com o laser WaveLight® Allegretto Wave® Eye-Q e consiste em obter-se um desenho hiperasférico da córnea (asfericidade próxima a -1), proporcionando maior profundidade de foco monocular. A técnica é realizada em ambos os olhos, com indução miópica no olho não dominante, responsável pela visão de perto. A miopia deixada neste olho usualmente é de -1,50 D, para evitar diplopia binocular ou prejuízo no conforto visual para longe.
Método
Foram avaliados os prontuários de 51 pacientes submetidos ao procedimento cirúrgico com a técnica cirúrgica de monovisão avançada, de idade igual ou superior a 40 anos. Excluíram-se da amostra 35 pacientes por dados incompletos em seus prontuários.
Resultado
Foram avaliados 51 pacientes (102 olhos), dentre os quais 26 olhos masculinos (25,5%) e 76 olhos femininos (74,5%), sendo 51 olhos direitos e 51 olhos esquerdos. A média de idade foi de 49,75 anos, com desvio-padrão de 6,22. Dos 51 pacientes tratados por essa técnica, 48 (94,11%) obtiveram visão para perto sem correção de J1, e 3 de J2 (5,8%); 38 (74,5%) pacientes obtiveram visão para longe 20/20, e 37 (72,54%) obtiveram visão J1 e 20/20 sem correção. Também houve mudança estatisticamente significante (p<0,05) na refração pré e pós-operatória, com diminuição da média dos valores esféricos, cilíndricos, além de mudança do eixo.
Conclusão
No presente trabalho, evidenciou-se que 94,11% dos pacientes tratados pela técnica de monovisão avançada tiveram melhora significativa de suas capacidades de leitura sem correção tanto para perto quanto para longe. Conclui-se que esse método cirúrgico gera resultados visuais positivos tanto em relação à análise estatística quanto à satisfação dos pacientes.