Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código

P112

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Centro de Olhos Especializado - CENOE
  • Secundaria: Universidade Estadual de Santa Cruz

Autores

  • MIRTHZ LEMOS DE JESUS (Interesse Comercial: NÃO)
  • Marcelle Sanjuan Ganem Prado (Interesse Comercial: NÃO)
  • Jadson Nascimento (Interesse Comercial: NÃO)
  • Antônio Nogueira (Interesse Comercial: NÃO)
  • Carla Martins Kaneto (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ANALISE DA EXPRESSAO DO MICRORNA MIR342-3P EM AMOSTRAS DE PACIENTES PORTADORES DE RETINOPATIA DIABETICA

Objetivo

A retinopatia diabética é uma das principais complicações microvasculares do diabetes mellitus. Sua detecção precoce é importante para a eficácia dos tratamentos e tem se dado atenção aos estudos para novos métodos de diagnóstico e acompanhamento através de análises dos microRNAs. Essas moléculas são pequenos RNAs de aproximadamente 22 nucleotídeos que tem a função de regular a expressão gênica e estão relacionados com o desenvolvimento de diversas patologias. Objetivo: Avaliar a expressão do microRNA MiR342-3p em amostras de sangue de pacientes com retinopatia diabética em comparação com indivíduos saudáveis, avaliando-o como possível biomarcador no diagnóstico da doença.

Método

Amostras de sangue foram coletadas de 29 indivíduos, sendo 11 do grupo controle (indivíduos sem diabetes mellitus e sem retinopatia diabética ), 6 de pacientes portadores de diabetes mellitus sem retinopatia diabética e 12 de pacientes portadores de diabetes mellitus e retinopatia diabética. Após coleta, foi realizada a extração do RNA a partir do soro, seguida da síntese de cDNA para a análise da expressão do microRNA MiR342-3p por PCR (Reação de Cadeia da Polimerase) quantitativo em tempo real. Por fim, observou-se a diferença de expressão do microRNA entre os grupos de estudo por meio da metodologia delta CT.

Resultado

Observou-se expressão relativa do microRNA MiR342-3p significativamente maior nos pacientes com retinopatia diabética quando comparada ao grupo controle e ao grupo dos indivíduos com diabetes mellitus sem retinopatia diabética, que mantiveram uma expressão similar.

Conclusão

A hiperexpressão do MiR342-3p nos pacientes com retinopatia diabética sugere relação com esta doença. Este microRNA é um potencial biomarcador diagnóstico da retinopatia diabética e sua detecção pode permitir uma abordagem terapêutica antecipada, reduzindo o número de casos de cegueira nos indivíduos portadores de diabetes mellitus.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil