Código
TL010
Área Técnica
Neuroftalmologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade de São Paulo (USP)
- Secundaria: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Autores
- LEONARDO PROVETTI CUNHA (Interesse Comercial: NÃO)
- Ana Laura Maciel Almeida (Interesse Comercial: NÃO)
- Patrícia Cheker Lopes (Interesse Comercial: NÃO)
- Luciana Virginia Ferreira Costa-Cunha (Interesse Comercial: NÃO)
- Mário Luiz Ribeiro Monteiro (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PERDA NEURAL RETINIANA EM PACIENTES COM COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE DETECTADA PELO TOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA SWEPT-SOURCE
Objetivo
O comprometimento cognitivo leve (CCL) é uma condição na qual o indivíduo apresenta perda de memória, maior do que esperado para sua idade, mas não o suficiente para ser considerada demência e é tida por muitos como um estágio intermediário entre o envelhecimento normal e as fases mais precoces da doença de Alzheimer (DA). O objetivo deste estudo é avaliar e comparar a habilidade do OCT swept-source em detectar a perda neural retiniana em pacientes com CCL quando comparados a controles normais.
Método
Foi realizado um estudo observacional, transversal e descritivo, no qual foram incluídos 50 olhos, sendo 22 olhos de 11 pacientes com CCL e 28 olhos de 14 controles normais. O protocolo de aquisição capturou imagens de alta resolução do disco óptico e da mácula. Os parâmetros de espessura da CFNR peripapilar, da mácula e das camadas internas da retina foram automaticamente calculados pelo software do aparelho. Os parâmetros do OCT dos olhos com CCL e dos controles foram comparados utilizando equações estimativas generalizadas. Os valores de p<0,05 foram considerados significativos.
Resultado
A idade média ± DP foi 66,81 (±4,93) anos para os pacientes com CCL e 71,21 (±7,67) anos para os controles (p=0,18). Havia 3 homens em cada grupo. Não houve diferença significativa para os parâmetros da CFNR peripapilar (nos 4 quadrantes) e da espessura macular total (9 setores) quando comparado os pacientes e controles. Entretanto, a espessura da camada de células ganglionares (CCG) da retina foi significativamente menor nos pacientes (p=0,003).
Conclusão
A espessura da CCG da retina na região macular obtida pelo OCT foi significativamente menor nos pacientes com CCL quando comparados aos controles. Em concordância com o que já foi demonstrado em pacientes com DA, o acometimento preferencial da CCG da retina pode ser um indicador precoce de perda neural retiniana nos pacientes com CCL. O OCT swept-source pode ser uma ferramenta diagnóstica útil e servir potencialmente como um marcador biológico in vivo nos pacientes com CCL.