Sessão de Relato de Caso


Código

RC128

Área Técnica

Plástica Ocular

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: UFPI

Autores

  • ANALIA FERNANDES PIRES (Interesse Comercial: NÃO)
  • CAROLINA AYRES VILARINHO KIRSCH (Interesse Comercial: NÃO)
  • VALÉRIO CHAVES PINTO JÚNIOR (Interesse Comercial: NÃO)

Título

RECONSTRUCAO PALPEBRAL SOB TECNICA DE SOARES APOS EXERESE DE CARCINOMA BASOCELULAR - RELATO DE CASO

Objetivo

O carcinoma basocelular varia entre 75 e 92% dos tumores malignos da pálpebra. Ocorre entre 50 a 70 anos. É mais freqüente em pessoas com exposição solar inadequada. No Brasil,é comum o paciente procurar tratamento tardiamente, levando a probabilidade de lesoes mais extensas, dificultando a exerese.

Relato do Caso

J.F.S., masculino, 42 anos, trabalhador rural, natural e procedente de Picos (PI), compareceu a consulta no servico de Plástica Ocular do Hospital Getúlio Vargas, em Teresina (PI), com retracao de pálpebra inferior direita ha dois anos, evoluindo com alteração da borda, perda dos cílios, exposição do globo e dificuldade de oclusão. Ao exame: tumoracao em toda a extensão da pálpebra inferior direita, vascularizada, retração da conjuntiva tarsal, sugestivos de carcinoma basocelular da pálpebra. Foram solicitados exames pre operatorios e programado exerese da lesão e reconstrucao da palpebra sob a técnica de Soares, ou técnica sanduiche: apos marcação da área a ser excisada com violeta genciana, realizou-se anestesia geral e iniciou-se a exerese total do tumor, com margens amplas. Apos, confeccionou-se enxerto de cartilagem retroauricular, suturando-o a um flap de periósteo lateral com Vycril 6.0, em íntimo contato com um retalho de musculo orbicular orbitario, no intuito de nutrir a cartilagem. Este músculo, ao contrario do orbicular pre tarsal, foi preservado. Retirou-se pele da região supraclavicular para confecção de enxerto cutâneo, suturando-o junto a pele com Nylon 6.0, sob o enxerto de cartilagem. Finalizou-se com ponto Frost. A sutura foi retirada apos 10 dias, o enxerto apresentou-se bem vascularizado. O histopatologico confirmou a hipótese diagnostica, carcinoma basocelular solido infiltrativo, com base e margens livres.

Conclusão

A reconstrução topográfica de Soares utiliza um retalho miocutâneo da região pré-septal para reconstruir a lamela anterior da pálpebra inferior. Um bom resultado cirúrgico pode ser obtido quando existem condições para uma completa neovascularização do enxerto.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil