Código
RC186
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
- Secundaria: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Autores
- ALVARO GARCIA ROSSI (Interesse Comercial: NÃO)
- LUCIANA MEISTER DEI RICARDI (Interesse Comercial: NÃO)
- HENRIQUE DILLY ROSSI (Interesse Comercial: NÃO)
Título
RETINOPATIA DE VALSALVA TRATADA POR ND-YAG LASER: RELATO DE CASO
Objetivo
Relatar um caso de baixa súbita de visão causado por Retinopatia de Valsava em um jovem, masculino, que foi totalmente recuperada por tratamento com Nd-YAG Laser.
Relato do Caso
D.F., 32 anos, masculino, procura o pronto atendimento de seu convênio por baixa súbita da visão durante o banho. Ao exame observou-se grande baixa de visão de OD (Conta Dedos) que não melhorava com correção. Negava trauma ou qualquer outro sintoma. Ao exame biomicroscópico não se evidenciou nenhuma alteração. Na fundoscopia indireta, observou-se grande hemorragia epirretiniana (Retinopatia de Valsalva) cobrindo toda área macular. Foi sugerido ao paciente o tratamento com Nd-YAG laser que consentiu. Na primeira tentativa a hemorragia não foi totalmente liberada, mas com uma segunda tentativa em um outro dia a hemorragia foi totalmente removida da área macular e o paciente recuperou a visão praticamente logo após o procedimento. Duas semanas após o procedimento houve regressão total da hemorragia vítrea e a acuidade visual já havia sido recuperada totalmente.
Conclusão
Concluímos que o tratamento da retinopatia de Valsalva com Nd-YAG laser é seguro e de rápida recuperação visual, devendo sempre ser uma das opções consideradas de tratamento para esta desordem.