Código
RC154
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: HOSPITAL OFTALMOLOGICO DO INTERIOR PAULISTA
Autores
- LETICIA SATO FERNANDES (Interesse Comercial: NÃO)
- ALESSANDRO DARÉ (Interesse Comercial: NÃO)
- LUIZ GUILHERME SANTOS (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ENDOFTALMITE BACTERIANA ENDOGENA: FOCO URINARIO
Objetivo
Apresentamos o caso clínico de uma doente diabética com endoftalmite endógena do olho esquerdo, secundária a uma bacteremia por Escherichia coli de origem urinária. A evolução foi complexa, com acuidade visual sem percepção luminosa e descolamento de retina total.
Relato do Caso
Doente feminina, 59 anos, diabética, veio encaminhada por dor e perda da visão de olho esquerdo. História de 15 dias de internação por infecção renal. Nega cirurgias oftalmológicas ou traumas oculares.Ao exame, AV OE: SPL. Bio OE: edema palpebral 3+/4+, hiperemia conjuntival 4+/4+, injeção ciliar, quemose 2+/4+, hipópio total organizado. Ultrassom OE: imagens hiperecogênicas no vítreo, sugestivas de vitreíte, e imagem nasal nodular. Foi realizada vitrectomia posterior para colheita de material vítreo para cultura, antibiograma e gram. Feita lavagem da câmara anterior. Realizada injeção de anfotericina B, vancomicina, ceftazidima e dexametasona. Observado vítreo purulento no intraoperatório. O resultado da cultura veio positivo para Escherichia coli. Paciente evoluiu com descolamento total de retina, sem indicação de cirurgia devido ao reservado prognóstico.
Conclusão
Relatamos um caso de endoftalmite bacteriana endógena, que é uma patologia pouco frequente, secundária à disseminação hematogênica de um foco urinário, com cultura positiva para Escherichia coli.