Sessão de Relato de Caso


Código

RC206

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Visão Institutos Oftalmológicos Associados

Autores

  • MICHELE COSTA BARBOSA CARDOSO (Interesse Comercial: NÃO)
  • RAFAEL YAMAMOTO (Interesse Comercial: NÃO)
  • GIOVANNA CENDRON (Interesse Comercial: NÃO)

Título

TRATAMENTO CONSERVADOR DE TRAÇAO VITREO MACULAR BILATERAL

Objetivo

O nosso objetivo é relatar um caso de Síndrome de tração vitreomacular com resolução espontânea após tramento conservador .

Relato do Caso

ZFP, feminina, 64 anos , diabética e hipertensa, fazia acompanhamento no setor de retina do instituto oftalmológico visão para acompanhamento rotineiro de morbidades . Em março de 2016 evoluiu com piora da acuidade visual em OD. Ao exame oftalmológico apresentava melhor acuidade visual corrigida de 20/30 OD e 20/30 OE , a biomicroscopia catarata N2 em ambos os olhos , pressão intraocular de 15 em ambos os olhos, reflexo consensual e fotomotor sem alterações. Ao exame fundoscópio foi observado: Retinopatia diabética não proliferativa leve em olho direito e síndrome de tração vítreo macular em ambos os olhos. A retinografia fluoresceínica : Retinopatia diabética não proliferativa leve em olho direito e Síndrome de tração vítreo macular em ambos os olhos. Na Tomografia de coerência óptica (OCT)também foi evidenciado Síndrome de tração vítreo macular. E foi indicado conduta expectante até junho de 2016 com nova avaliação para cirurgia combinada ou separada se piora da STVM ou se formação de BM, já que nesse caso a melhor indicação de tratamento seria a Solução injetável intravítrea de Ocriplasmina . Nessa avaliação a paciente apresentou resolução espontânea da STVM.

Conclusão

O tratamento para STVM na doença marcante ou progressiva envolve a vitrectomia via pars plana para alívio da tração macular em pacientes com baixa da acuidade visual,e usualmente possui bons resultados . Para casos mais brandos pode haver monitoramento ou já em casos iniciais tem se a opção de Solução injetável de Ocriplasmina. No caso clínico relatado , optou-se pelo seguimento e monitoramento da paciente que apresentou resolução espontânea com AV corrigida de 20/25 AO.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil