Código
RC231
Área Técnica
Uveites / AIDS
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Autores
- GABRIELLE SENTER (Interesse Comercial: NÃO)
- Alexandre Gomes Bortoloti de Azevedo (Interesse Comercial: NÃO)
- Nathália Corbelli Roberti (Interesse Comercial: NÃO)
Título
SINDROME DOS MULTIPLOS PONTOS BRANCOS EVANESCENTES: ANALISE MULTIMODAL
Objetivo
OBJETIVO: RELATAR OS ACHADOS AOS EXAMES DE IMAGEM, COM ÊNFASE AO OCT EN FACE, DA SINDROME DOS MÚLTIPLOS PONTOS BRANCOS EVANESCENTES(MEWDS).
Relato do Caso
PACIENTE FEMININA, 33 ANOS, BRANCA, APRESENTOU QUEIXA DE BAIXA DE ACUIDADE VISUAL DE INSTALAÇÃO SÚBITA EM OLHO DIREITO, COM 15 DIAS DE DURAÇÃO, INDOLOR, SEM SINTOMAS ASSOCIADOS OU COMORBIDADES. AO EXAME CLÍNICO, APRESENTAVA ACUIDADE VISUAL DE 20/200 NO OLHO DA QUEIXA, E 20/25 EM OLHO ESQUERDO. OS REFLEXOS PUPILARES ERAM PRESERVADOS E SIMÉTRICOS. À BIOMICRIOSCOPIA, CORNEA E CRISTALINO TRANSPARENTES, SEM CELULARIDADE ANTERIOR. A FUNDOSCOPIA DO OLHO DIREITO MOSTRAVA DISCO OPTICO CORADO E BEM DELIMITADO, GRANULARIDADE EM REGIÃO FOVEAL E PERIFOVEAL, E DIVERSAS LESŌES HIPOCORADAS EM POLO POSTERIOR E MÉDIA PERIFERIA, DE FORMA ARREDONDADA E LIMITES POUCO PRECISOS. FUNDOSCOPIA DO OLHO ESQUERDO NÃO MOSTRAVA ALTERAÇŌES. SEGUIU-SE INVESTIGAÇÃO SISTEMICA, QUE RESULTOU NEGATIVA. ANGIOFLUORESCEÍNOGRAFIA MOSTROU HIPERFLUORESCENCIA PRECOCE E TARDIA DOS MÚLTIPLOS PONTOS. TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA OPTICA (OCT) SPECTRAL DOMAIN MOSTROU IRREGULARIDADE DAS CAMADAS EXTERNAS DA RETINA EM REGIÃO MACULAR, COM PEQUENAS ÁREAS DE DESCONTUIDADE DO COMPLEXO EPR-CAMADA DE FOTORRECEPTORES. AO OCT EN FACE, ERA POSSÍVEL NOTAR DIMINUTAS ÁREAS DE REFLECTIVIDADE DIMINUIDA NO POLO POSTERIOR, DE LOCALIZAÇÃO COMPATIVEL COM A DAS LESŌES HIPOCORADAS À FUNDOSCOPIA. A PACIENTE FOI ACOMPANHADA AMBULATORIALMENTE E, APÓS 2 MESES, NÃO ERA MAIS POSSÍVEL PERCEBER LESÕES À FUNDOSCOPIA DO OLHO DIREITO, QUE RECUPERARA ASPECTO SAUDÁVEL, PORÉM, A RECUPERAÇÃO DA VISÃO NÃO FOI TOTAL, PERMANECENDO A PACIENTE COM ACUIDADE DE 20/100 EM OLHO DIREITO.
Conclusão
O TRABALHO DESCREVE OS ACHADOS, AO OCT EN FACE, DA SÍNDROME DOS MÚLTIPLOS PONTOS BRANCOS EVANESCENTES, O QUE RATIFICA A IMPORTÂNCIA DO OCT NO AUXÍLIO DIAGNÓSTICO NÃO INVASIVO DE MAIS UMA DOENÇA DO COMPLEXO RETINA/COROIDE.