Sessão de Relato de Caso


Código

RC238

Área Técnica

Uveites / AIDS

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: UNIMES

Autores

  • FERNANDA DAROZ PAULO COLOMBO BARBOZA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Guilherme Novôa Colombo Barboza (Interesse Comercial: NÃO)
  • Marta Fabiane Gouvêa Barioni (Interesse Comercial: NÃO)

Título

UVETE ANTERIOR POR TUBERCULOSE: A IMPORTANCIA DA INVESTIGAÇAO DE TUBERCULOSE NOS CASOS DE UVEITE

Objetivo

Relatar um caso de Uveíte anterior por Tuberculose, enfatizando a importância do diagnóstico diferencial na abordagem inicial dos pacientes com uveíte.

Relato do Caso

Mulher, 44 anos, branca, auxiliar de enfermagem. Acompanhamento no Hospital Visão Laser em Santos -SP desde 2010, por alta miopia, com membrana neovascular subretiniana (MNVSR) fibrosada em OE, acuidade visual com correção (AVcc): 20/20 OD e conta dedos 1 metro (CD 1m) OE. Em 11/2015, relata hiperemia, dor e irritação OD há 20 dias. Ao exame: AVcc: 20/60 OD e CD 1m OE, PIO normal AO, biomicroscopia(BIO): pKs finos, RCA +4, sinéquias posteriores e OE normal, fundoscopia: OD rarefação difusa EPR e OE MNVSR e atrofia EPR central. Antecedentes Pessoais: hipertensão arterial sistêmica, zumbido e dor em joelhos. Foi prescrita medicação tópica (prednisolona 1% e tropicamida), solicitado sorologias, PPD, avaliação reumatologista e infectologista. No retorno, traz exames: IgG toxoplasmose reagente e IgM toxoplasmose não reagente, PPD= 37mm com flictema, outros normais. Refere que por trabalhar como auxiliar de enfermagem acompanhou um paciente com provável tuberculose e sua sogra teve tuberculose há 4 anos. Conduta: encaminhada para tratamento de Tuberculose em Posto de Saúde.

Conclusão

No Brasil, a tuberculose é um sério problema da saúde pública. Pode atingir qualquer parte do corpo, sendo a tuberculose pulmonar sua principal forma. Embora raro, 1 a 2% dos casos pode acometer os olhos, sendo o mais comum na forma de uveíte. Os casos de uveíte por Tuberculose, apesar de raro, devem ser sempre pesquisados, devido a alta incidência no Brasil, sendo um diagnóstico diferencial essencial na abordagem inicial do paciente com uveíte.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil