Código
P106
Área Técnica
Prevenção de Cegueira
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Clínica Oftalmológica do Hospital Geral de Fortaleza
Autores
- ISA FERREIRA GOMES BARRETO (Interesse Comercial: NÃO)
- IVES MAIA PINHEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
- DÁCIO CARVALHO COSTA (Interesse Comercial: NÃO)
- DAVID ANTONIO CAMELO CID (Interesse Comercial: NÃO)
- VANESSA TIMBÓ CANAMARY (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PRINCIPAIS CAUSAS DE CEGUEIRA E VISAO SUBNORMAL EM UMA CLINICA DE REFERENCIA EM FORTALEZA-CE
Objetivo
Determinar as principais causas de cegueira e visão subnormal presentes em uma instituição de referência em Fortaleza-CE.
Método
Trata-se de um estudo descritivo retrospectivo baseado na análise de prontuários médicos de pacientes atendidos na clínica Provision entre janeiro de 2013 a dezembro de 2014, compreendendo período de dois anos. A clínica Provision é uma instituição privada com profissionais especializados no atendimento a indivíduos com doenças de córnea. Foram incluídos na pesquisa qualquer paciente atendido na clínica no período mencionado, de ambos os sexos e todas as idades, e foram excluídos os pacientes cujos prontuários estavam ilegíveis ou incompletos. Com relação à análise estatística, foi utilizado o programa Microsoft Excel para confecção de tabelas e gráficos utilizados neste trabalho.
Resultado
Entre os anos de 2013 e 2014, foram examinados 3037 pacientes, totalizando 6074 olhos. Dos pacientes com algum olho acometido, 50% apresentavam cegueira monocular; 29% apresentavam visão subnormal monocular; 11% apresentavam um olho cego e um olho com visão subnormal; 6% apresentavam cegueira binocular; e 4% apresentavam visão subnormal binocular. Dos 133 olhos afetados por cegueira, 37 (27,8%) eram devidos a opacidades de córnea; 19 (14,3%) eram devidos ao glaucoma; 15 (11,3%) eram devidos a doenças da mácula. Apenas 6 (4,5%) deviam-se à catarata e, menos ainda, 2 (1,5%) eram por retinopatia diabética. Dos 91 olhos afetados por visão subnormal, 33 (36,2%) são devidos a opacidade de córnea; 20 (21,9%) são devidos a catarata e 7 (7,7%) são devidos a ceratocone. Apenas 6 casos (6,6%) eram por glaucoma e 2 casos (2,2%) eram por retinopatia diabética.
Conclusão
Em países menos desenvolvidos, a prevalência de cegueira frequentemente ultrapassa 1%, com catarata e opacidades de córnea sendo as principais causas. Já as principais causas de visão subnormal são erros refracionais e catarata. Na casuística encontrada na clínica Provision, a principal causa, tanto de cegueira como de visão subnormal, foi opacidade de córnea.