Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código

P106

Área Técnica

Prevenção de Cegueira

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Clínica Oftalmológica do Hospital Geral de Fortaleza

Autores

  • ISA FERREIRA GOMES BARRETO (Interesse Comercial: NÃO)
  • IVES MAIA PINHEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
  • DÁCIO CARVALHO COSTA (Interesse Comercial: NÃO)
  • DAVID ANTONIO CAMELO CID (Interesse Comercial: NÃO)
  • VANESSA TIMBÓ CANAMARY (Interesse Comercial: NÃO)

Título

PRINCIPAIS CAUSAS DE CEGUEIRA E VISAO SUBNORMAL EM UMA CLINICA DE REFERENCIA EM FORTALEZA-CE

Objetivo

Determinar as principais causas de cegueira e visão subnormal presentes em uma instituição de referência em Fortaleza-CE.

Método

Trata-se de um estudo descritivo retrospectivo baseado na análise de prontuários médicos de pacientes atendidos na clínica Provision entre janeiro de 2013 a dezembro de 2014, compreendendo período de dois anos. A clínica Provision é uma instituição privada com profissionais especializados no atendimento a indivíduos com doenças de córnea. Foram incluídos na pesquisa qualquer paciente atendido na clínica no período mencionado, de ambos os sexos e todas as idades, e foram excluídos os pacientes cujos prontuários estavam ilegíveis ou incompletos. Com relação à análise estatística, foi utilizado o programa Microsoft Excel para confecção de tabelas e gráficos utilizados neste trabalho.

Resultado

Entre os anos de 2013 e 2014, foram examinados 3037 pacientes, totalizando 6074 olhos. Dos pacientes com algum olho acometido, 50% apresentavam cegueira monocular; 29% apresentavam visão subnormal monocular; 11% apresentavam um olho cego e um olho com visão subnormal; 6% apresentavam cegueira binocular; e 4% apresentavam visão subnormal binocular. Dos 133 olhos afetados por cegueira, 37 (27,8%) eram devidos a opacidades de córnea; 19 (14,3%) eram devidos ao glaucoma; 15 (11,3%) eram devidos a doenças da mácula. Apenas 6 (4,5%) deviam-se à catarata e, menos ainda, 2 (1,5%) eram por retinopatia diabética. Dos 91 olhos afetados por visão subnormal, 33 (36,2%) são devidos a opacidade de córnea; 20 (21,9%) são devidos a catarata e 7 (7,7%) são devidos a ceratocone. Apenas 6 casos (6,6%) eram por glaucoma e 2 casos (2,2%) eram por retinopatia diabética.

Conclusão

Em países menos desenvolvidos, a prevalência de cegueira frequentemente ultrapassa 1%, com catarata e opacidades de córnea sendo as principais causas. Já as principais causas de visão subnormal são erros refracionais e catarata. Na casuística encontrada na clínica Provision, a principal causa, tanto de cegueira como de visão subnormal, foi opacidade de córnea.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil