Sessão de Relato de Caso


Código

RC102

Área Técnica

Oncologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto de Olhos Ciências Médicas

Autores

  • MATHEUS MARQUES DE OLIVEIRA BRITO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Mariana de Carvalho Barbosa (Interesse Comercial: NÃO)
  • Fábio Borges Nogueira (Interesse Comercial: NÃO)

Título

METASTASE OCULAR DE CANCER MEDULAR DE TIREOIDE

Objetivo

Relatar o caso de uma paciente de 30 anos, portadora de Neoplasia Endócrina Múltipla 2B, com metástase coroideana de tumor medular de tireoide.

Relato do Caso

Paciente do sexo feminino, com tumor medular de tireoide e diversas metástases sistêmicas, foi encaminhada em 2013 para o serviço de oncologia ocular onde foi observado uma hipertrofia bilateral do nervo corneano e tumoração coroideana localizada na arcada temporal inferior e envolvendo polo posterior do olho direito. O tumor era elevado, amelanótico, associado a um descolamento seroso de retina com exsudação macular. Suas características poderiam ser compatíveis com 1) metástase coroideana, 2) melanoma amelanótico, 3) granuloma coroideano ou 4) tumor vasoproliferativo. Havia também uma ganglioneuromatose difusa na língua. A paciente foi previamente diagnosticada com tumor vasoproliferativo e tratada com injeções intravítreas de anti-VEGF sem melhora. Sua ecografia B apresentou uma lesão cupuliforme homogênea com grande vascularização intrínseca, associada à escavação coroideana e descolamento de retina extenso nas bases. Foi realizada uma biópsia aspirativa pela vitrectomia via pars plana na qual a imuno-histoquímica identificou a expressão de citoqueratinas (AE1/AE3) e marcadores neuroendócrinos (sinaptofisina e cromogranina A), compatíveis com a metástase de adenocarcinoma de tireoide. Houve melhora da exsudação do descolamento seroso e regressão parcial do tumor com a radioterapia externa. No momento, paciente em acompanhamento sem progressão da lesão ocular e em tratamento para metástases sistêmicas.

Conclusão

A ocorrência de metástase do globo ou órbita ocular de câncer de tireoide é infrequente. Nikola Besic encontrou apenas 31 relatos de casos entre 1977 a 2012. Em se tratando de metástase ocular de câncer medular de tireoide os relatos são ainda mais raros. Portanto, embora esse tipo de metástase ocular seja raro, é de suma importância o diagnóstico correto para adequado tratamento e acompanhamento.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil