Sessão de Relato de Caso


Código

RC142

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Autores

  • CAMILA RIBEIRO COUTINHO HONORIO (Interesse Comercial: NÃO)
  • ISABELLA WANDERLEY DE QUEIROGA EVANGELISTA (Interesse Comercial: NÃO)
  • EDIVÂNIA PEREIRA LEITE (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ASPECTOS TOMOGRAFICOS PREDITIVOS DA RESPOSTA ANATOMICA AO RANIBIZUMABE NA DEGENERAÇAO MACULAR RELACIONADA A IDADE EXSUDATIVA

Objetivo

O objetivo do presente estudo é verificar se características morfológicas da tomografia de coerência óptica (TCO) de domínio espectral afetam os resultados anatômicos de olhos portadores de degeneração macular relacionada à idade (DMRI) exsudativa tratados com ranibizumabe (RBZ).

Relato do Caso

Série de casos retrospectiva incluindo 22 olhos (21 pacientes) com diagnóstico de DMRI exsudativa, virgens de tratamento, submetidos a injeções mensais de RBZ até atingida a estabilidade da melhor acuidade visual corrigida (MAVC) por 3 medidas consecutivas na vigência do uso do medicamento. A presença de fluido intrarretiniano (FIR), de fluido subretiniano (FSR), da associação de FIR e FSR e de descolamento do epitélio pigmentar da retina antes do tratamento foram associados com a ausência de fluido após o tratamento. Foram analisados 22 olhos e 21 pacientes. Antes do tratamento, 45,4% apresentavam combinação de FIR e FSR; 22,7% apenas FIR e 27,2% apenas FSR. Com o tratamento, o percentual de olhos que se apresentaram sem fluido à TCO foi de 33,3% para o grupo com a combinação de FIR e FSR inicialmente; de 66,6 % para o que apresentava inicialmente apenas FIR, e de 60% para aquele com apenas FSR como alteração inicial. Nenhum dos olhos com DEP associado às alterações iniciais se apresentou sem fluido após o tratamento, independentemente do padrão de fluido que exibia: FIR e FSR, FIR ou FSR.

Conclusão

Olhos com DMRI exsudativa que apresentam DEP inicialmente exibem pior resposta anatômica ao tratamento com RBZ que aqueles que não apresentam essa alteração. Olhos com a associação de FSR e FIR respondem pior ao tratamento com esse fármaco que aqueles com apenas FSR ou FIR como alteração isolada.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil