Sessão de Relato de Caso


Código

RC130

Área Técnica

Plástica Ocular

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)

Autores

  • EDSON HIDEKI NAKAHARA (Interesse Comercial: NÃO)
  • RUBEM AUGUSTO FONTES DE LIMA (Interesse Comercial: NÃO)
  • MARCELLA KARINA NEVES VIANA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

RELATO DE CASO: CORREÇAO DE PTOSE CONGENITA UTILIZANDO A CIRURGIA DE SUSPENSAO COM RETALHO DIRETO DO MUSCULO FRONTAL.

Objetivo

DESCREVER UM CASO CLÍNICO DE PTOSE CONGÊNITA COM FUNÇÃO DO MÚSCULO LEVANTADOR DA PÁLPEBRA SUPERIOR MENOR QUE 4MM UTILIZANDO A CIRURGIA DE SUSPENSÃO COM RETALHO DIRETO DO MÚSCULO FRONTAL.

Relato do Caso

J. G. A. S., SEXO MASCULINO, NASCIDO E PROCENDENTE DE CAETÉS-PE, 7 ANOS, ESTUDANTE, PROCUROU A FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA COM QUEIXA DE “PÁLPEBRA CAÍDA” DESDE O NASCIMENTO. AO EXAME, APRESENTAVA ACUIDADE VISUAL DE 20/20 E 20/60 COM CORREÇÃO (+0.50 D ESF. NO OLHO DIREITO E -4,50 D ESF. X -2.25 CIL 80º NO ESQUERDO). BIOMICROSCOPIA: OD:FENDA PALPEBRAL(FP): 10MM, DISTÂNCIA MARGEM REFLEXO (DMR1): 4MM, FUNÇÃO DO MÚSCULO LEVANTADOR DA PÁLPEBRA SUPERIOR (FMLPS):15MM, FENÔMENO DE BELL: BOM; OE: FP: 05MM, DMR1: -2/3MM, FMLPS: 03MM, FENÔMENO DE BELL: BOM, SULCO PALPEBRAL SUPERIOR AUSENTE. TONOMETRIA DE 13 EM AMBOS OLHOS. MAPEAMENTO DE RETINA SEM ALTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS EM AMBOS OS OLHOS. FOI OPERADO ATRAVÉS DA CIRURGIA DE SUSPENSÃO COM RETALHO DIRETO DO MÚSCULO FRONTAL EM OLHO ESQUERDO, APRESENTANDO MELHORA DO QUADRO CLINICO E MEDIDAS NO 30 DIA PÓS OPERATÓRIO DE: FP: 08MM, DMR1: 2MM, FMLPS: 02MM, FENÔMENO DE BELL BOM.

Conclusão

PTOSE CONGÊNITA É O RESULTADO DA DISFUNÇÃO ISOLADA OU CONJUNTA DOS MÚSCULOS QUE ATUAM NA ELEVAÇÃO DA PÁLPEBRA, RESULTANDO NA QUEDA DA MARGEM PALPEBRAL, DESDE O NASCIMENTO OU DENTRO DO PRIMEIRO ANO DE VIDA. A ESTIMULAÇÃO VISUAL NA INFÂNCIA TÊM GRANDE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DAS VIAS VISUAIS, PARTICULARMENTE DO CÓRTEX VISUAL, QUE É RUDIMENTAR NO RECÉM-NASCIDO. AS PTOSES CONGÊNITAS COM FMLPS MENOR QUE 4MM SÃO INDICAÇÕES AO TRATAMENTO UTILIZANDO A CIRURGIA DE SUSPENSÃO COM RETALHO DIRETO DO MÚSCULO FRONTAL, JÁ QUE APRESENTA RESULTADOS ANIMADORES NA LITERATURA, CONTRIBUINDO DESSA MANEIRA NA PREVENÇÃO DA AMBLIOPIA E DO BULLING, POIS PODE HAVER UMA MELHORA ESTÉTICA IMPORTANTE. A PRINCIPAL VANTAGEM DA UTILIZAÇÃO DESTA TÉCNICA É DE NÃO NECESSITAR DE OUTRO TECIDO AUTÓLOGO, TÃO QUANTO DE MATERIAIS SINTÉTICOS NA CIRURGIA DE SUSPENSÃO PARA TRATAMENTO DE PTOSE, NÃO HAVENDO NECESSIDADE DE INTERMEDIÁRIOS ENTRE O MÚSCULO FRONTAL E A PÁLPEBRA PTÓTICA.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil