Código
RC087
Área Técnica
Oftalmopediatria
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Instituto de Oftalmologia Ivo Corrêa-Meyer
Autores
- JULIANA MORO (Interesse Comercial: NÃO)
- Guilherme Simoni de Jesus (Interesse Comercial: NÃO)
- André Simoni de Jesus (Interesse Comercial: NÃO)
Título
COLOBOMA DE ÍRIS BILATERAL: RELATO DE CASO
Objetivo
Relato de caso de C oloboma de íris bilateral sem associação com outra malformação ocular ou sistêmica, com o propósito de conhecer a diversidade de apresentações das malformações oculares.
Relato do Caso
Paciente de 3 anos, sexo masculino, previamente hígido, atendido no Ambulatório de Oftalmopediatria do Instituto de Oftalmologia Ivo Correa-Meyer devido à alteração no formato das pupilas de ambos os olhos, a qual já havia sido percebida pelos familiares logo após o nascimento. A biomicroscopia evidenciou que se tratava de coloboma de íris inferior bilateral. A criança apresentava acuidade visual de 20/20 (E-game) em ambos os olhos (AO), refração pós-cicloplegia de +0,50 -0,25 120º em olho direito e +0,50 -0,25 35° em olho esquerdo, fundo de olho sem particularidades AO. Paciente não manifestava demais alterações ao exame físico de todos os sistemas, apresentando desenvolvimento neuropsicomotor adequado para a faixa etária. Na história não foram identificados possíveis fatores causais. Diante do achado isolado, foram dadas as devidas orientações à família.
Conclusão
O caso relatado expõe uma forma de coloboma que não está associado a qualquer característica que possa determinar um prognóstico reservado ao paciente. No entanto, sendo uma malformação que pode ocorrer associada a alterações sistêmicas e oculares, determinando prejuízo do desenvolvimento do sistema acometido, torna-se preponderante o diagnóstico precoce para possível tratamentos e/ou seguimento dos casos.