Código
P008
Área Técnica
Catarata
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital de Olhos do Paraná Ltda
Autores
- HAMILTON MOREIRA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
APLANAMENTO CORNEANO INDUZIDO POR LASER DE FEMTOSEGUNDO NAS PRIMEIRAS 6 HORAS DE CIRURGIA DE CATARATA.
Objetivo
Comparar alterações topográficas induzidas no pós operatório imediato de facoemulsificação com ou sem o auxílio do laser de Femtosegundo.
Método
Estudo prospectivo, não-randomizado, realizado no Hospital de Olhos do Paraná e aprovado pelo comitê de ética da FEPAR, incluindo olhos de pacientes submetidos a cirurgia de catarata, divididos em 2 grupos: grupo Laser, onde a cirurgia teve o auxílio do laser de femtosegundo (LenSx® - Alcon, Texas (USA)) para a incisão corneana; e grupo controle, no qual a cirurgia foi realizada de maneira convencional (incisão com lâmina de bisturi). Topografia corneana foi realizada nos períodos pré-operatório (topo A), 6 horas após a cirurgia (topo B) e 7 dias após a cirurgia (topo C). O valor ceratométrico analisado na topografia foi o vetor linear do local onde foi realizado a incisão corneana, posicionando-se o cursor do software EyeSys no mesmo local em todas as topografias (A, B e C) de cada paciente.
Resultado
No grupo Laser, a média da variação topográfica após 6 horas da cirurgia foi de 0.34±1.13 (p=0.16) e após 7 dias da cirurgia foi de 0.92±1.15 (p<0.05), No grupo controle, esta variação foi de 0.24±1.41 (p=0.65) e 1.2±1.17 (p<0.05) respectivamente. Não houve diferença estatística entre os grupos quando comparado a variação topográfica de 6h (p=0.85) e de 7 dias pós-operatório (p=0.60) em relação à topografia pré- operatória.
Conclusão
Nosso estudo apontou que não houve diferença de variação topográfica no local da incisão corneana estatisticamente significativa entre os pacientes que tiveram a cirurgia de catarata realizada com lâmina de bisturi ou com laser de femtosegundo. Nos dois grupos ocorreu aplanamento corneano significativo no local da incisão após 7 dias da cirurgia.