Código
RC001
Área Técnica
Banco de Olhos
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Sistema Nacional de Transplantes
Autores
- MARCIA REGINA ISSA SALOMAO LIBANIO (Interesse Comercial: NÃO)
- Josélio Emar de Araújo Queiroz (Interesse Comercial: NÃO)
- Rosana Reis Nothen (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ÍNDICE DE APROVEITAMENTO DAS DOAÇÕES DE TECIDOS OCULARES NO BRASIL POR TIPO DE INSTITUIÇÃO NOTIFICANTE
Objetivo
O objetivo deste trabalho consiste em analisar comparativamente o índice de aproveitamento das captações efetivadas em diversos tipos de estabelecimentos de saúde no Brasil, com a finalidade de identificar e estabelecer estratégias para a otimização dos esforços relacionados à captação e consequente redução da lista de espera para o transplante de córnea.
Relato do Caso
MÉTODO: Os dados foram obtidos no Sistema Informatizado do Sistema Nacional de Transplantes, considerando-se as doações efetivadas no período de 01/01/2016 a 31/12/2016. As doações foram categorizadas por tipo de instituição em que foi efetivada, divididas em captação hospitalar, Instituto Médico Legal (IML), Serviços de Verificação de Óbito (SVO) e Funerárias. Foi analisado o total e percentual de doações totais e de córneas consideradas viáveis para o transplante, em cada estado e a nível nacional. RESULTADO: A captação de tecidos oculares para transplantes no país é predominantemente hospitalar, com 71,4% do total de doadores, seguida pela captação em funerárias (13,9%) e IML/SVO (9,23%). O índice de doadores considerados viáveis em relação ao número total de doadores por tipo de instituição foi maior nas captações realizadas em IML/SVO (67,3%), seguida pela captação hospitalar (55,0%) e Funerárias (45,4%). Houve variação significativa da captação realizada em cada estado, por tipo de instituição.
Conclusão
As estratégias de busca de doadores seguem diretrizes e escolhas locais, das Centrais Estaduais de Transplantes, Bancos de Tecidos Oculares e equipes autorizadas de retirada. As possibilidades logísticas e as condições dos estabelecimentos de saúde em cada região ou localidade deverão ser consideradas, podendo auxiliar na identificação da melhor estratégia a ser utilizada para a captação de doadores, considerando as várias fontes disponíveis e o seu potencial índice de aproveitamento.